Os programas de culinária estão caindo cada vez mais no gosto da população e levando muitas pessoas a procurarem cursos específicos na área, seja como hobby, investimento para profissionalização ou até abertura do negócio próprio. Para quem gosta de cozinhar e sonha em empreender, existem hoje muitas formas de ingressar nesse mercado. Uma delas é investir em uma boa formação e abrir o próprio restaurante, confeitaria ou um Food Truck.
A ideia de criar o Instituto Gourmet surgiu em 2010, em Serra (ES), quando uma das sócias – Lucilaine Lima, formada em biologia, resolveu trocar as aulas que dava para estudantes do ensino médio e investir em vendas de doces caseiros, bolos, tortas e bem casados para poder ficar mais perto de seu filho. O sucesso logo veio, devido à alta qualidade de seus produtos, o que despertou o interesse das pessoas, que começaram a querer aprender seus segredos culinários. Foi então que ela pensou: – por que não ensinar o que sabia a muita gente e transformar suas receitas num negócio de sucesso?
Então, resolveu criar o Instituto Gourmet e inovar o mercado gastronômico. A escola de culinária que une a praticidade à arte de cozinhar tem como objetivo profissionalizar os amantes da gastronomia e confeitaria, oferecendo cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Com temas variados e de acordo com a necessidade de cada um, as aulas vão de workshops a assuntos mais específicos e atuais da culinária.
Atualmente a rede oferece oito cursos especializados: confeiteiro profissional, doceiro profissional, Chef Mix, Cozinheiro profissional, Cake Designer, FoodTrucker Profissional, Italian Chef e Chocolateiro Profissional.
Com o desejo de crescer no Brasil inteiro, no ano de 2016, o IG entrou para o franchising e hoje já conta com 20 unidades. A expectativa para esse ano é crescer acima de 600%, finalizando 2017 com faturamento de R$ 5 milhões.
Para os interessados, o investimento da franquia fica entre R$ 250 mil com o prazo de retorno de 18 a 24 meses. O faturamento médio de cada unidade gira em torno de 80 mil por mês.