Pela quarta vez consecutiva, o Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, participará da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP. O evento será realizado entre os dias 5 e 8 de outubro no Parque Anhembi, em São Paulo. Na ocasião, a marca apresentará o novo modelo de negócio, que atenderá as cidades com menos de 30 mil habitantes, além da nova linha exclusiva de produtos RIZZ, desenvolvida pelos franqueados.
Por um investimento de R$ 100 mil, a rede busca atrair o empreendedor que tem dificuldades para inaugurar uma franquia em municípios de pequeno porte, seja por restrição financeira ou de logística. “Vamos levar essa nova opção à Feira e mostrar para o investidor que é possível abrir uma unidade do Mercadão dos Óculos e lucrar mesmo em pequenas cidades”, explica Gustavo de Freitas, diretor-executivo da marca.
O novo modelo de negócio é mais flexível para o bolso do investidor, além de promover maior qualidade, variedade e preço justo em óculos de sol e de grau para esses municípios. “Essas vantagens fazem com que o franqueado opte por inaugurar a loja na cidade onde reside em vez de procurar o ponto em outra maior”, diz Freitas.
Para isso, houve uma adaptação no plano de negócios, que utilizou como referência as unidades já em funcionamento do modelo tradicional. Atualmente, o Mercadão dos Óculos possui 25 franquias em cidades com menos de 50 mil habitantes, sendo 50% delas na faixa de até 30 mil (algumas em operação há mais de três anos). No total, a marca já ultrapassou as 300 unidades, com presença em 24 estados.
“O custo fixo dessas franquias são menores do que em cidades maiores. Com isso temos um ótimo ganho na rentabilidade, com lucratividade final entre 25% a 30% do faturamento total da loja”, acrescenta Freitas. Até 2020, a expectativa é que 20% a 30% das franquias comercializadas sejam voltadas para cidades desse porte.
Linha exclusiva
Outra novidade da rede é a linha exclusiva de produtos RIZZ. Desenvolvida pelos franqueados, eles escolhem quais serão as armações e solares. “Com ela o investidor tem 400% de markup sobre o custo do produto. É a maior margem de lucro entre todas as linhas”, explica Fábio Nadruz, diretor de operações do Mercadão dos Óculos.
A linha RIZZ reúne o que há de mais moderno e elegante em armações de óculos e solares. Seja na haste ou na frente, cada armação tem sua própria personalidade e diferencial. Com design especial, acompanha tendências internacionais.
Além dos lançamentos, o Mercadão dos Óculos conta com um modelo de negócio a partir de R$ 150 mil para cidades com 50 mil habitantes ou mais. Exemplo disso são as franquias já instaladas nas grandes capitais ou regiões metropolitanas. “Em Florianópolis, temos uma multifranqueada com três unidades, que fatura mais de R$ 2 milhões por ano em cada loja”, explica o diretor-executivo da rede.
Este cenário positivo acompanha os números do mercado. De acordo com Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), no primeiro trimestre de 2019 o setor cresceu 3,7% em relação ao mesmo período de 2018, faturando R$ 22,3 bilhões. Para este ano, a projeção é de uma alta de 8% a 10%.
Outros dados que ratificam a boa fase desse mercado são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo a entidade, no primeiro semestre deste ano o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que envolve as óticas, faturou R$ 15,8 bilhões, um crescimento de 7,8% sobre o ano passado.
“O Mercadão dos Óculos é a primeira rede de óticas do Brasil a lançar um modelo de venda de óculos somente com marcas próprias. Essa condição permite um markup de produtos a partir de 300%, com ganhos principalmente pelas parcerias com grandes laboratórios nacionais e lente própria para óculos de grau”, ressalta Freitas.
Além disso, neste ano o Mercadão dos Óculos conquistou pela terceira vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising, prêmio concedido pela ABF, e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O retorno de investimento do franqueados da rede é de 15 a 20 meses.