Para os franqueados da Mundo Cheff, o sentimento de crise não existe. A rede, que em abril de 2016 tinha apenas uma loja, está com seu potencial de expansão em pleno crescimento, com sete unidades– nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina –, além de outros 12 contratos fechados com inaugurações previstas ainda para este ano. Por isso, tornou-se referência entre franquias do segmento de utensílios culinários.
Fundada em 2010 pelos irmãos Rodrigo e Ronaldo Chiavenato, a empresa iniciou o projeto de expansão no ano passado, com métodos inovadores de gestão, que geram rápidos lucros a seus franqueados.
Para investir em uma loja da Mundo Cheff, é preciso ter um capital a partir de R$ 200 mil, e esse valor pode ser parcelado em até 180 dias, sendo que a montagem do negócio é feita em 45 dias. “Antes mesmo de desembolsar todo o investimento, o empreendedor já está com o seu negócio funcionando”, ressalta Rodrigo Chiavenato.
Esta facilidade no pagamento é um dos diferenciais oferecidos pela rede aos novos franqueados. “Além da loja física, o franqueado ainda participa das vendas pelo site, que direciona as compras realizadas online para a unidade da Mundo Cheff mais próxima dele”, explica Ronaldo Chiavenato. Assim, além de o cliente receber o que comprou pelo site de maneira mais rápida, o franqueado terá a oportunidade de construir sua base de relacionamento com clientes locais.
O empreendedor que investir em uma franquia da Mundo Cheff ainda passa por um treinamento para promover vendas corporativas dos mais de 1.200 itens do portfólio da rede para bares, restaurantes e hotéis.
De acordo com Rodrigo, o empreendedor que decidir investir na Mundo Cheff está abraçando uma oportunidade com baixo risco e uma estratégia mercadológica de sucesso. “É o que chamamos de ‘Tripé de Negócios’, oferecemos ao franqueado a loja física, que tem seu investimento inicial parcelado, o compartilhamento das vendas do site e o treinamento para vendas corporativas” explica. “É difícil encontrar outra rede de franquias que ofereça estas três vantagens logo de início aos novos franqueados. Além disso, oferecemos todo o suporte e apoio necessário àqueles que investem na marca”, complementa Ronaldo.
Os fundadores da Mundo Cheff estimam uma lucratividade de 15% a 30% a seus franqueados, com taxas de royalties e propaganda fixas. A marca aumentou em mais de três vezes seu faturamento total em 2016, comparado ao ano anterior. Só no ano passado, quando poucas lojas já estavam ativas, a Mundo Cheff negociou mais de 17 mil peças. “Para ser atraente e lucrativo, o negócio tem que ser diferente do que o mercado em geral oferece”, conclui Rodrigo.