Multifranqueados ganham força entre as redes e são modelos de gestão

Publicado em 12/06/2019 por Imprensa

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o volume de redes que possuem multifranqueados atingiu 82% este ano

O fenômeno dos franqueados multiunidades segue em constante crescimento. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, em 2019 o volume de redes que possuem este modelo atingiu 82%, contra 74,5% em 2018.

Geralmente esses investidores que buscam ter mais de uma unidade ou marca, acreditam que essa é a fórmula para que ele possa crescer empresarialmente. Esse franqueado aumenta as possibilidades de receitas em diversos pontos e ainda tem a diluição de custos e despesas fixas.

Em 2017, Carlos Henrique Stuhler adquiriu sua primeira unidade do Instituto Gourmet e dois anos depois ele já está inaugurando a terceira unidade na capital paulista. “Depois de pesquisar outros modelos de negócios, eu decidi visitar a matriz do Instituto Gourmet. Conhecendo o método de trabalho da franqueadora percebi que o modelo de negócio da rede preenchia uma lacuna no segmento”, comenta.

Mesmo sendo franqueado desde agosto de 2017, a sua primeira unidade foi inaugurada apenas em fevereiro de 2018, em São Miguel Paulista, em outubro do mesmo ano, ele inaugurou a segunda unidade em São Mateus, também na zona leste de São Paulo e seu próximo investimento acontecerá na zona norte capital com inauguração prevista para junho de 2019.

A rede escolhida pelo empresário está presente nos três setores que mais crescem no país: franquias, educação e gastronomia. “Essas áreas estão em constante crescimento e expansão devido a gigantesca abrangência”, afirma.

Tendo como público alvo as classes C e D, o Instituto Gourmet vem conquistando cada vez mais vez mais espaço no mercado. Lucilaine Lima, fundadora da rede, acredita que esse crescimento tem a ver com a necessidade do brasileiro em se ter uma capacitação.

“Hoje a busca de capacitação é a chave principal do crescimento para qualquer profissional, por isso acreditamos na importância do Instituto Gourmet. Nosso método é único, pois focamos no aluno empreendedor”, pontua Lucilaine.

Segundos dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising – o setor de franquias registrou no segundo trimestre um crescimento nominal de 7% em relação ao mesmo período de 2018. Além disso, o faturamento ultrapassou a marca de 41,464 bilhões de reais.

Com cerca de 780 alunos, as duas unidades de Stuhler fatura em média 230 mil reais por mês. “Investir em uma franquia é excelente pois o modelo de negócio já foi testado e a probabilidade de se obter sucesso é muito maior. Inauguro minha terceira unidade em breve e pretendo continuar crescendo com a rede”, finaliza.

Hoje o Instituto Gourmet conta com mais de 54 unidades comercializadas e já faturou mais de R$ 14 milhões de reais no último ano. Lucilaine acredita que o sucesso do Instituto Gourmet se dá ao fato da empresa ter como missão transformar a vida de todos os que integram seu modelo. “Além do aluno empreendedor, nós enfatizamos a importância social que o franqueado possui. Ele é responsável por impactar economicamente aquela região gerando empregos e formação profissional”, finaliza.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!

Palavras-chaves: Franquias de cursos profissionalizantes , Instituto Gourmet