A pandemia mexeu com a economia e os negócios no mundo todo, mas as vendas de recorrência e planos mensais tornaram-se grandes aliadas do setor de serviços nesse período. Mas engana-se quem acredita que a alta na procura de assinatura ficou só das plataformas digitais de entretenimento, como vídeos e músicas, mas outros setores viram na modalidade uma forma de dar um upgrade na captação de novos clientes. A plataforma de pagamentos Vindi, por exemplo, realizou um estudo sobre o tema e concluiu que 70% do público consultado gasta acima de R$ 100,00 com mensalidades e 38% dos participantes disseram que pagam mais de R$ 300,00 por mês em pacotes do tipo.
De olho nessa tendência, clubes de produtos de beleza, alimentos, livros e para pets despontaram no mercado, mas muitas empresas de serviço não ficaram para trás e apostaram nesse viés. A rede de depilação Pello Menos, por exemplo, que já oferecia um plano para depilação à cera, optou por criar mais dois tipos de assinaturas diferentes. “Nós fomos pioneiros ao lançar o antigo Plano Vip, que é um sucesso e continua disponível com o nome de Plano VIP Silver. Mas acreditamos que boa parte das nossas clientes deve migrar para o Plano Vip Gold, já que tem como vantagem mais opções de áreas do corpo a serem depiladas, por um acréscimo muito pequeno no valor”, explica Regina Jordão, CEO e fundadora da rede.
Segundo a executiva, a ideia é atrair novas clientes e trazer de volta aquelas que tinham planos de assinatura, mas cancelaram por conta do fechamento temporário das lojas, no auge da pandemia. A rede investiu ainda na depilação à laser, com uma máquina que oferece três tipos de radiação: Alexandrite, ND:Yag e Diodo – um para cada tipo de pele. E, para impulsionar a novidade, criou o Clube do Laser, um outro programa de assinaturas em que as clientes podem depilar qualquer área do corpo por um valor fixo (exceto sobrancelhas e mucosas, por conta da contraindicação do método).
As assinaturas estão, sem dúvida, no rol das queridinhas do público por representar facilidade e comodidade. Mas se é prático para quem consome -que contam com os serviços à disposição- é, também, por outro lado, uma grande vantagem para as empresas: é possível garantir um pagamento recorrente e a fidelização de clientes, sobretudo. Em tempos de pandemia, que foi preciso dialogar com o consumidor e se reinventar para sobreviver, trouxe de maneira ainda mais intensa uma tendência que já estava se revelando: os planos de assinatura vieram mesmo para ficar.