“Muitas abriram o caminho para que eu possa estar aqui hoje” – Leiza Oliveira, mãe e empresária

Neste domingo celebra-se o dia das mães: Inspire-se em mulheres que são mães e empreendedoras.

A vida materna pede uma renda maior, principalmente para mulheres que são mães solteiras (foto: Unsplash)

Conciliar a vida materna com o trabalho faz parte do dia a dia de muitas mulheres. E quando decidem ter o seu próprio negócio, descobrem o seu talento. E para ter sucesso na área como mãe e na área do trabalho, é preciso um bom planejamento, dedicação, paciência e amor. Segundo a pesquisa da consultoria IDados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 34,4 milhões de mulheres são responsáveis pela renda familiar e esse número só tende a crescer.

As mulheres estão cada vez mais ganhando a sua independência financeira e pessoal a partir de um processo histórico, pelas lutas de igualdades e pelos seus direitos, conquistando posições que antes eram constituídas majoritariamente por homens. E muitas delas compartilham a vida profissional com a de ser mãe. Conforme a pesquisa da Rede Mulher Empreendedora, 79% das mulheres que possuem o próprio negócio no Brasil tem nível superior ou mais; 44% são chefes de família e 61% são casadas. A idade média ao empreender é de 38,7 anos.

Para garantir a qualidade de vida dos filhos, muitas mães investem no negócio próprio, influenciando também na auto realização profissional. E escolhem como nicho de trabalho, o mercado de franquias. Pois sabem que esse ramo é mais seguro e pode prover melhores estabilidade financeira. Assim acontece com várias mulheres que são donas de casa e atuam como empreendedoras. Edna Rodrigues, 38 anos, é uma mega franqueada da UpVet, rede de farmácia de manipulação para Pets e mãe da Ayra de 4 anos. As suas unidades, localizadas na Ilha do Governador – RJ, são as lojas que mais lucram em toda a rede, atingindo 20% em cima de todas. Em 2021 teve um faturamento de 2 milhões.

A história de Edna é inspiracional para muitas outras mulheres. A franqueada e mãe começou a empreender com 30 anos, já tinha trabalhado em farmácia de manipulação. Quando descobriu que estava com câncer de colo de útero ganhou uma cachorrinha de presente, a Sophie, mas que pegou a doença do carrapato, e com remédios de uso humano ela teve reações negativas. “Quando a Sophie passou tão mal com o medicamento, decidi que queria abrir uma farmácia de manipulação veterinária. Pedi demissão da farmácia que eu trabalhava e esperei um ano pela licença da UpVet. Desde então, foi um ótimo investimento, pois também posso garantir uma vida melhor para a minha filha”, comentou.Para muitas brasileiras, abrir um negócio próprio depois de se tornar mãe é a única maneira de garantir renda e dar conta da jornada dupla, pois o modelo de franquia oferece ao franqueado flexibilidade de administrar o tempo de trabalho. Em uma pesquisa realizada pela rede Mulher Empreendedora (RME), cerca de 53% das empreendedoras são mães, uma em quatro delas possui filhos de cinco anos de idade ou menos.

Todas as mulheres que hoje são líderes superaram obstáculos para chegar onde estão. Para Leiza Oliveira, mãe de dois filhos e CEO da Minds Idiomas, escola de Idiomas, explica que toda a sua jornada empreendedora é fruto de histórias de mulheres guerreiras que lhe inspiraram a seguir no caminho do empreendedorismo e ter sucesso na carreira. Mulheres acabam se sentindo mais seguras e confiantes, quando veem outras fazendo o mesmo papel ou algo que ela queira alcançar. “Eu sinto que muitas abriram o caminho para eu poder estar aqui hoje. Comecei a empreender bem cedo, foi bem difícil no começo, sofri muito preconceito por ser mulher. O caminho não foi fácil, mas consegui com o apoio de muitas mulheres fortes e guerreiras, como a minha mãe e mulheres transformadoras de histórias que me ajudaram a transformar a minha vida”, conta Leiza Oliveira, CEO da rede Minds Idiomas.

Seguindo com os relatos de mulheres que são mães e fazem a diferença no mundo do negócio de franquias, o Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), é reflexo também sobre esse tema. Na escola de educação, a predominância é de mulheres tanto franqueadas como colaboradoras. “O grande desafio em ser empreendedora, gestora e mãe é conciliar as profissões. E não existe maior felicidade do que escutar dos meus filhos ‘quando crescer quero ser igual a mamãe’, você percebe que realmente está passando os valores certos para os pequenos”, comenta Thaiz Grigato, gestora da unidade do Cebrac de Foz do Iguaçu – PR.

Conciliar todas as tarefas da vida profissional é sinônimo de sucesso para muitas mulheres que se desdobram para realizar tudo durante o dia. “Minha rotina é uma loucura, acordo bem cedo, abro a farmácia, vou em casa na hora do almoço com a minha filha. Deixo ela na escola, volto para a farmácia, a busco na escola e passo na farmácia para fechar. Mas toda essa correria é muito gratificante, pois no final do dia, tenho a sensação de dever cumprido, de estar no caminho certo e satisfeita em trabalhar com o que eu gosto e ao mesmo tempo de ser abençoada por ter uma filha ”, ressalta Edna.

Com toda experiência de ser mãe e empreendedora, Edna, master franqueada, mãe de pet e da pequena Ayra, deixa algumas dicas para mulheres que são mãe e querem entrar na área do empreendedorismo:

Estude o mercado: Tenha conhecimento e planejamento sobre a área que você pretende atuar. Veja qual é o público-alvo, os melhores produtos para vender nesse nicho e etc;

Confie em Você: Tenha plena consciência que você é capaz de conquistar esse sonho, não duvide da sua capacidade. Não é um trajeto fácil, mas tenha foco e perseverança;

Se valorize: Como mulher, vamos encontrar alguns obstáculos no caminho como pessoas duvidando da nossa capacidade. Não deixe que isso tire você do seu caminho ou do seu foco.

Aprenda com os seus erros: Nem sempre vamos acertar e ter sucesso da noite para o dia. Veja onde você atuou de maneira que deu resultado e o que não funcionou, procure usar novas estratégias.

Nunca se acomode e curta o processo!

Como especialista do ramo de franchising, na área de manipulação veterinária, Patrícia Corazza, também faz parte desse tema de mulheres guerreiras que se dividem em duas para dar conta de todas as tarefas do dia, como mãe e empreendedora.Ser mãe é uma das áreas mais importantes e bonitas do mundo.E ser mãe não te impede de ser uma excelente e mega profissional. Não tenha medo de compartilhar o seu tempo e ir atrás dos seus sonhos. Invista por você, pela sua família e para o sucesso da sua profissão”, ressaltou Patrícia, CO-CEO da UpVet, melhor rede de farmácia de manipulação veterinária do Brasil.

Na UpVet Store possui o modelo de franquia para o perfil de nômade empreendedor, que permite que você possa locomover a loja, para onde seja mais vantajoso, com um possui um preço bem acessível, a partir de R$ 60 mil reais.