O mercado de café gourmet no Brasil segue em ascensão, impulsionado pela crescente demanda por produtos de alta qualidade e experiências diferenciadas. Em 2025, as tendências de consumo apontam para um público cada vez mais exigente, que busca sabor, sofisticação e sustentabilidade em cada xícara.
O consumo de café no Brasil cresceu 1,11% em 2024, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Isso significa que os brasileiros consumiram 21,92 milhões de sacas em 2024, contra 21,67 milhões em 2023. Já o consumo per capita de café torrado e moído entre 2023 e 2024 caiu 2,2% (de 5,12 kg por habitante por ano para 5,01 kg), por conta do crescimento da população.
De acordo com especialistas do setor, os consumidores estão mais atentos à origem dos grãos, métodos de torrefação e processos sustentáveis de produção. Além disso, há uma valorização crescente de cafeterias especializadas e marcas que oferecem uma experiência sensorial completa.
A franquia Mr. Black Café Gourmet, referência no segmento, acompanha essa evolução e traz inovações que atendem às expectativas do mercado. Cristian Figueiredo, CEO da franquia, conta quais são as principais tendências observadas pelo setor:
– Cafés especiais e personalizados: o consumidor busca cada vez mais blends exclusivos, com perfis de torra e moagem adaptados ao seu paladar;
– Sustentabilidade e comércio justo: há uma maior conscientização sobre o impacto ambiental e social da cadeia do café, impulsionando a demanda por produtos orgânicos e certificados;
– Novas experiências de consumo: o consumo de café vai além do tradicional espresso. Métodos como cold brew, cafés infusionados e drinks à base de café ganham espaço no mercado;
– Expansão do delivery e autoatendimento: a conveniência continua sendo um fator determinante, com o crescimento de pedidos via aplicativos e máquinas de autoatendimento em estabelecimentos;
– Inovação em receitas e experiência do cliente: as cafeterias investem em novas receitas de cafés e aprimoram a experiência do consumidor, tornando cada visita única e especial.
“Com essa nova configuração do mercado, a Mr. Black tem se consolidado como uma das principais opções para quem busca investir no setor de cafeterias premium. A marca aposta na qualidade dos grãos, no treinamento especializado de seus franqueados e em um portfólio diversificado que atende a todos os perfis de consumidores”, reforça Figueiredo.
Tendências em cafeterias para 2025
Não é novidade que para conquistar e agradar o cliente é necessário se diferenciar da concorrência. Por isso, muitas cafeterias estão inovando tanto no cardápio quanto na experiência do cliente para se destacarem no mercado.
Cristian conta sobre o que será tendência este ano em cafeterias, como por exemplo, novas receitas e métodos de preparo do café. “O cliente gosta de novidades e os jovens do que pode se tornar instagramável. Daí a necessidade de criar novas receitas ou detalhes que chamem a atenção e rendem boas fotos, como por exemplo a apresentação do café com novas decorações e até mesmo customização”, diz o empresário.
Acompanhamentos diferenciados como bolos artesanais, cookies recheados, croissants e opções mais saudáveis, como pães de fermentação natural e sobremesas sem glúten também estarão em alta. “Na Mr. Black a nossa grande aposta é o bolo red velvet, uma receita que eu trouxe de viagem a Nova York e que é o maior sucesso em todas as nossas unidades. Esse bolo vai bem com um cafezinho ou qualquer outra bebida. O sabor azedinho do glacê agrada a todos e em qualquer combinação”, fala.
Tecnologia e interação com cardápios digitais, programas de fidelidade e até cafés com QR Codes que contam a história do grão usado é algo que promete mudar esse mercado. “Aqui na Mr. Black utilizamos o programa fidelidade, a cada 1 visita o cliente ganha um ponto, juntando 10 pontos ele resgata qualquer café da casa. Essa ação possibilitou um aumento de 10% nas vendas e tem ajudado na fidelização. Essa estratégia vale muito a pena”, revela Figueiredo.
A inovação nas cafeterias vai além do sabor do café. Trata-se de proporcionar uma experiência completa ao cliente. Desde novas receitas e métodos de preparo até ambientes aconchegantes e instagramáveis, essas mudanças visam atrair e fidelizar um público cada vez mais exigente.
“Com a crescente valorização dos cafés especiais e a busca por diferenciação no mercado, investir em personalização, tecnologia e qualidade no atendimento se tornou essencial. Assim, as cafeterias que apostam nessas tendências não apenas conquistam clientes fiéis, mas também fortalecem sua identidade e se destacam em um setor altamente competitivo”, finaliza o CEO da Mr. Black Café.
Mercado vantajoso
O preço do café vem aumentando a cada mês, mesmo assim isso não desanimou quem busca abrir uma cafeteria. De acordo com a Euromonitor, há 3,5 mil cafeterias no Brasil, número que sobe para 13 mil se forem contabilizados bares, lanchonetes e padarias que oferecem a especiaria.
A Mr. Black Café Gourmet nasceu em 2006 em Belo Horizonte/ MG e em 2012, com o avanço do negócio e algumas lojas espalhadas pela capital mineira, Cristian resolveu dar um novo passo e transformar em franquia. Hoje a marca está presente em seis estados e 36 unidades (5 próprias e 31 franqueadas).
O empresário projeta alcançar 50 unidades em 2025 e faturamento de R$ 40 milhões. Para isso, vem investindo no aumento da capacidade de produção dos alimentos distribuídos para a rede, bem como na estrutura logística e suporte ao franqueado.
São mais de 40 receitas à base de café quente e gelado, sendo que o café é de marca própria, ampla gama de acompanhamentos como quiches, empanada, broa de milho, bolos e croissants, além de uma linha de sobremesas. Todos os cafés podem ser feitos com leite de aveia para atender ao público com restrição alimentar. O cappuccino cremoso, com receita exclusiva da marca, é o campeão de vendas dentro da franquia, além do tradicional pão de queijo mineiro que pode ser servido com recheio, e da torta red velvet.
Um dos diferenciais da Mr.Black Café é o combo 2 em 1 onde há a regionalização de parte do mix de produtos, ou seja, são produtos com altíssima qualidade e em conjunto não saem da cultura regional do franqueado. O investimento é a partir de R$ 156.900,00, com faturamento estimado entre R$ 40 mil a R$ 75 mil, lucro de 20%, e retorno do investimento previsto entre 24 a 36 meses. São quatro modelos de negócios que podem ser abertos em shopping, centros comerciais, prédios, hospitais, faculdades, rua de grande fluxo, supermercados, call centers, e estações de metrô.