A modalidade home-based ou home office está crescendo no segmento de franquias no Brasil. Esse modelo de negócio foi um dos que mais se destacou em tempos de crise econômica (crescimento de 15% no último ano, de acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising) – por demandar menor investimento financeiro e também pelo retorno rápido – se comparado aos outros modelos de franquia – além de não necessitar de um ponto comercial, compra de equipamentos e contratação de funcionários.
De acordo com dados do Sebrae, no último ano, os segmentos que mais se destacaram foram turismo, marketing digital, saúde e serviços domésticos. A Louyt Mobile Marketing, por exemplo, disponibiliza para o franqueado uma plataforma para criação de campanhas para celular– mobile marketing – com ferramentas como chatbot e storytelling.
Toda a interface é pensada para o engajamento pelo smartphone – de SMS a redes sociais – considerando o tamanho da tela, tempo de exposição à campanha e o local dos clientes. Com investimento e custo operacional baixos – apenas um computador conectado à internet – já é possível dar início ao negócio e conseguir clientes no primeiro mês.
Apesar das inúmeras vantagens e facilidades, as franquias home-based requerem a mesma dedicação e cuidado como em qualquer outro negócio. Listamos 5 motivos para quem pretende abrir um negócio em 2018 e está de olho nas franquias home-based:
1 – Baixo investimento inicial
Um dos principais benefícios de investir em uma franquia em casa é o custo operacional. Geralmente, este modelo de negócio possui baixo investimento inicial, no formato de microfranquia – cuja taxa não excede R$ 80 mil. Nestes casos, não há a necessidade do franqueado investir em um espaço físico – escritório, nem em aluguel, reforma, mobília, etc. Além disso, o formato permite uma gestão de forma independente e pode ser uma ótima opção para quem quer empreender e investir no próprio negócio.
2 – Rápido Início da operação
Com custos iniciais para abrir o negócio e sem a necessidade de procurar um ponto comercial, reformar e adequar o espaço, é possível iniciar a operação mais rapidamente do que quando se opta pelo modelo tradicional de franquias. O franqueado pode começar a busca por clientes e marcar reuniões em cafés, coworkings e na própria sede do cliente também.
3 – Prazo de retorno mais curto
Em comparação com outros modelos de franquias e negócios, o prazo para retorno do capital inicial para quem opta por investir em microfranquias home-based acaba sendo reduzido – já que o início de trabalho é mais rápido. O ROI – retorno sobre o investimento – da Louyt, por exemplo, é um dos mais rápidos entre as franquias disponíveis no mercado – de 6 a 8 meses.
4 – Rotina flexível
Outro benefício ao apostar em uma franquia home-based é a flexibilidade de horários e a liberdade na hora de organizar a rotina, podendo resultar em mais tempo com a família, além de evitar a perda de horas no trânsito para chegar ao trabalho, o que resulta em mais produtividade e independência para prospectar novos clientes.
5- Redução de encargos e despesas
Neste modelo de franquia – na qual a sua empresa é na sua casa, não é necessário ou obrigatório que o franqueado tenha qualquer funcionário para ajudar a tocar o negócio. Ou seja, é possível reduzir os gastos com a mão de obra e contratação, diminuindo também a necessidade de pagar impostos, contadores, advogados ou questões relacionadas aos direitos trabalhistas. O franqueado pode trabalhar sozinho, organizando sua rotina e reuniões. Além de não ter custos com funcionários, a franquia home-based também não tem custos iniciais e adicionais de aluguel, água, luz, internet, limpeza, etc. Pois o franqueado utiliza os mesmos recursos que já possui em sua casa.