Com cerca de 100 lojas distribuídas em quatorze estados brasileiros, a gestão da cadeia de suprimentos do Montana Grill, a mais tradicional rede de grelhados do país, tem sido um quesito essencial para o sucesso do negócio. Entre os diferenciais, destacam-se a padronização dos produtos e a disponibilidade completa dos itens oferecidos no cardápio em todas as lojas de maneira contínua.
Para alcançar esse patamar de profissionalização, o Montana Grill investe na gestão da cadeia de suprimentos. O primeiro passo foi contratar uma empresa especializada para mediar o relacionamento das unidades com os fornecedores, que são todos homologados. A partir de então, a W Food Service, empresa escolhida pela rede, atua na compra, revenda e gestão de vendas diretas de suprimentos. “Nós armazenamos, controlamos os estoques e pedidos e realizamos as entregas para todos os franqueados”, explica o diretor da W Food Service, Caio Toledo.
Hoje, 65% dos produtos utilizados no preparo dos pratos da franquia são recebidos pela W Food Service, garantindo a realização de pedidos customizados, entrega em dia e segurança para franqueador e franqueado. “A facilidade de compra e organização das unidades franqueadas, a redução no tempo de recebimento das mercadorias e a homologação de produtos são algumas das vantagens desse modelo de trabalho. Ao final de cada mês são gerados relatórios para monitoramento dos serviços, o que permite um aprimoramento constante das atividades, de acordo com a necessidade de cada rede de franquia”, ressalta Toledo.
Para os franqueados, os maiores benefícios são a praticidade de compra via sistema e a possibilidade de fazer pedidos em quantidades adequadas, sem ter que pagar preços mais altos por isso. “A chegada do W Food Service trouxe melhorias na operação das lojas. Até então, nossos franqueados lidavam com diversos fornecedores e tinham um processo muito complexo em cada loja. Essa etapa foi simplificada. Encontramos um parceiro de confiança e comprometido com a rede”, explica o superintendente da rede Montana Grill, Maurício Albuquerque.
A adoção do novo modelo contribuiu para o crescimento da rede, que com esta gestão, otimizou a cadeia de suprimentos e pôde expandir com segurança sua atuação para todo o território nacional e com custos menores. Ao assumir a cadeia de suprimentos, a WFS permitiu que os profissionais do Montana Grill direcionassem seus esforços para outras áreas do próprio negócio.
Curiosidade – Desafio Logístico
Hoje, o impacto dos custos de transportes sobre a receita das empresas brasileiras é de 12%, segundo a Fundação Dom Cabral. As entregas de longa distância são o fator mais representativo de custo logístico (50%), seguido pelos deslocamentos em áreas urbanas (20%). Por esse motivo, estruturar a gestão logística é essencial para o bom andamento e crescimento do negócio.
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