Como praticamente todas as áreas da vida moderna, a internet e sua velocidade na troca de informações e conteúdos mudaram consideravelmente também a estrutura do mercado brasileiro. A interação entre cliente e empresa passou a ser muito mais direta e o consumidor agora tende a escolher marcas que causem identificação. Não basta apenas o produto ser bom, é preciso que a linguagem, a postura e o relacionamento da empresa com a sociedade sejam agradáveis aos olhos do cliente.
A Moldura Minuto, que há 20 anos atua no segmento de emolduramento rápido, tem feito diversas mudanças em sua rede, justamente para se adaptar a esta nova era, onde o mercado e, consequentemente, o consumo, é movido cada vez mais por um exercício de propósito e cada vez menos por impulso.
A primeira mudança da rede, que conta com mais de 60 lojas no Brasil e exterior, foi estrutural. A Moldura Minuto passou a ter um viés artístico e as lojas agora possuem um status de galeria, com um amplo acervo de arte brasileira.
Antonio Carlos Viegas, fundador e CEO da Moldura Minuto, conta que a ideia de trazer a arte para as lojas não surgiu de uma hora para outra.
“Muitos clientes procuravam as lojas com obras de arte e fotografias para serem emolduradas e percebemos que as pessoas emolduravam imagens “legais” colhidas de banco de dados, mas sem muito conteúdo artístico. A partir daí, traçamos uma missão: trazer conteúdo, obras de fato relevantes para nosso público. Começamos então a curadoria com este objetivo”, conta.
O acervo da rede conta hoje com mais de 10 mil imagens. “O diferencial é que todas têm de fato um objetivo, porque a ideia nunca foi ter apenas um banco de dados”, completa o empresário.
NOVA COMUNICAÇÃO
Para Antônio Carlos, após as mudanças da rede, esta nova comunicação marca/cliente ainda é o grande desafio da Moldura Minuto e do mercado de forma geral.
“A comunicação com os clientes é a parte mais difícil, uma vez que a interação off-line e online é o grande desafio do mercado. No mundo digital, a Moldura Minuto está se encontrando. Nosso foco hoje é investir em inteligência e recursos de inovação para proporcionar novas experiências de consumo aos nossos clientes”, explica.
E, para se adaptar ao mundo cada vez mais digital, a rede também lançou, em 2019, seu e-commerce, disponibilizado todo o acervo para ser adquirido online.
As mudanças não pararam por ai. Com este novo conceito, molduraria que é também galeria de arte, a marca reestruturou todo o padrão estético, estrutural e de design das lojas.
INVESTINDO EM PERÍODO DE CRISE
Todas essas mudanças aconteceram no momento em que o país passava por uma grande crise financeira. Mas, para o empresário, justamente esse cenário deveria servir de motivação.
“Através de uma diferenciação de mercado e de inovação para o cliente, a nossa estratégia era justamente que,quando a crise passasse, não seríamos apenas só mais uma empresa, seríamos a Moldura Minuto, referência, como sempre fomos”, explica.
No entanto, Antonio, que abriu a primeira loja em 1999, no shopping Morumbi com a ideia de emolduramento rápido, depois de morar em Portugal e perceber o gargalo do mercado, que demorava dias para entregar um quadro, ressalta que a emolduraria continua sendo a característica principal da rede.
“Após 20 anos de mercado, a Moldura Minuto continua sendo um negócio de emolduraria, mas agora como galeria de arte. O foco principal sempre foi e sempre será molduraria”, conta.
Para o empresário, o segredo para permanecer no mercado durante estas duas décadas é sempre estar um passo a frente. “Ter resiliência, acreditar, perseverança, investimento constante e estratégia de futuro”, finaliza.