Modelo de franquias para pequenas cidades gera oportunidades de negócios e democratiza ensino de idiomas no Brasil

A KNN deve fechar o ano com saldo positivo puxada pelo modelo de franquias BOX para cidades de até 20 mil habitantes.

A KNN, rede de franquias de escolas de idiomas do país, reconhecida pelo seu método exclusivo no ensino direcionado a brasileiros, deve fechar o ano com crescimento no número de franquias com destaque ao modelo de negócios BOX, direcionado a pequenas cidades de até 20 mil habitantes e bairros independentes. Em termos de lucratividade, atrai pelo investimento mais acessível, pelo rápido retorno e implementação.

Embora os números finais ainda estejam sendo apurados, a KNN já celebra a abertura de 29 novas franquias BOX em 2024, representando uma parte significativa de suas operações. Atualmente, essas unidades respondem por cerca de 36% do faturamento total da rede, algo em torno de R$ 432 milhões. O modelo, que começou a ser implementado em 2021 para municípios de até 10 mil habitantes, ganhou força e passou por uma reformulação em 2023, com uma estratégia mais abrangente que inclui a possibilidade de instalação em cidades maiores, de até 20 mil habitantes e em bairros independentes.

Reginaldo Boeira, CEO da KNN, afirma que, além do método de ensino exclusivo que atende 150 mil alunos ativos, focado em conversação e no aprendizado natural e progressivo a nativos da língua portuguesa, o sucesso das franquias Box também se deve ao investimento inicial, em torno de R$ 100 mil, e ao retorno rápido do investimento, entre o segundo e sexto mês de atividade, características que chamam a atenção de empreendedores em busca de oportunidades sustentáveis.

Além disso, as franquias desse modelo têm a capacidade de atender entre 120 a 250 alunos por mês, um número que se mostra viável e atraente para investidores pela estrutura e mão de obra necessárias mais reduzida.

Esse movimento não apenas amplia a presença da KNN, mas também democratiza o acesso ao ensino de idiomas, um bem cada vez mais valorizado para viagens e para o mercado de trabalho. A flexibilidade no formato de operação e a possibilidade de atender a diferentes perfis de estudantes são mais aspectos que tornam os modelos de franquias da KNN atrativos.

“A expansão da KNN com as franquias Box ocorre em um contexto econômico desafiador, em que muitos setores buscam se adaptar às novas gerações e realidades do mercado. A educação, em particular, enfrenta a necessidade de inovar e diversificar as suas ofertas. A KNN, com seu modelo de negócios escalável e de baixo custo, se posiciona como uma solução eficiente para negócios e para atender a crescente demanda por aprendizado de idiomas”, explica Reginaldo Boeira.

Desde o lançamento do modelo, mais de 200 unidades já foram abertas ou negociadas, demonstrando a aceitação do mercado e o potencial de crescimento contínuo em cidades menores. Conforme destaca o CEO da marca, como referência no setor de idiomas, o impacto das franquias Box se torna evidente, não apenas como um recurso educacional de alta qualidade, mas como um motor de desenvolvimento local, possibilitando o acesso ao ensino em regiões mais afastadas.

“Com uma proposta que alia oportunidade para empreender com acessibilidade no ensino, a KNN se destaca no panorama das franquias de idiomas. A expansão do modelo Box não apenas reflete uma estratégia de crescimento, mas também um compromisso com a democratização da educação em regiões que historicamente carecem desse tipo de serviço. À medida que a escola de idiomas avança, o setor de franquias de idiomas pode esperar por novas oportunidades e um futuro promissor”, conclui Boeira.