Almoçando quatro vezes por semana na Mineiro Delivery de São José do Rio Preto (SP), Paulo Yossimi teve uma ideia: “a comida daqui é tão boa e prática, por que não transformar o negócio em franquia?”. E assim Yossimi levou a ideia para os dois irmãos fundadores do restaurante, Gabriel e Marlon Ventura, e também para um grande amigo seu: Dhionatan Paulino, que já conhecia o segmento de franchising. Juntando a ideia dos dois irmãos Ventura – de fazer da saborosa comida mineira uma opção prática e embalada em caixinhas que podem ser levadas a qualquer local – com sua ideia e o conhecimento de Paulino, os quatro sócios chegaram ao franchising em 2015 e já contam com 50 contratos assinados em 20 estados brasileiros. O objetivo é chegar a 100 operações até o fim de 2016. Em 2015, a rede abriu 10 franquias e faturou R$ 4 milhões.
Fundada em 2012, os ex-bancários Gabriel e Marlon Ventura decidiram encontrar uma alternativa mais prática e higiênica para o marmitex que comiam diariamente na hora do almoço. Então, eles investiram suas economias para criar o restaurante que repaginou o marmitex: a comida não chegaria revirada ao cliente por causa do transporte. Antes de abrir o negócio, Gabriel e Marlon testaram diversas receitas que funcionassem em caixas e chegaram a mais de 20 opções, incluindo boxes de saladas.
Com grande sucesso da na cidade, a rede começou a atrair investidores e receber propostas para abrir unidades em outras cidades. “Embora já tivéssemos planos de virar franquia, preferimos esperar até termos um negócio estruturado e rentável para depois iniciar a expansão. Nos três primeiro anos, aproveitamos a unidade piloto para testar ideias de pratos e também formatar nosso modelo de negócio de forma que pudesse ser replicado em outras cidades”, conta Gabriel Ventura.
“Para a estruturação do nosso modelo de negócio, passamos cerca de cinco meses trabalhando na padronização de processos, mudanças estruturais e elaboração dos manuais da franquia e treinamentos, além de realizar uma detalhada análise de mercado para entender qual seria o nosso perfil de investidor” explica Yossimi.
Os principais desafios para uma rede de alimentação – a padronização das receitas, a preparação nas unidades e a apresentação das mesmas – ficaram a cargo de Gabriel, responsável pela direção das unidades da rede e treinamentos. “É muito importante que o cliente em qualquer parte do país peça um box da Mineiro e deguste um prato como a mesma qualidade e sabor que servimos na unidade piloto. Para isso, temos processos cuidadosos para treinar as equipes, além de orientar o franqueado a trabalhar com produtos certificados dos nossos principais fornecedores nacionais”, conta. Com a expansão, a rede teve o cuidado de adaptar o cardápio de acordo com a região de cada nova franquia. No Nordeste, por exemplo, a feijoada típica mineira com carne suína ganhou uma versão com carne bovina, preferência na região.
Cardápio
Com preços que variam de R$ 13 a R$ 23, a franquia oferece uma cardápio com mais de 20 opções de pratos tipicamente brasileiros como Feijoada, Baião de Dois, Costelinha e Galinhada – também em versões saudáveis, além de quatro saladas. Os boxes podem ser de 400g ou 700g.
Modelo de negócio
Para abrir uma franquia da Mineiro Delivery o investimento inicial é de R$ 105 mil com o faturamento mensal em torno de R$ 50 mil. A rede trabalha com royalties fixos de R$ 800 – sem qualquer tipo de cobrança ou taxa sobre o faturamento – e sem cobrança na renovação de contrato.
Com o objetivo de formar empresários de sucesso, a rede busca franqueados com perfil operacional. Durante uma semana, os franqueados participam de um treinamento individual na unidade piloto em São José do Rio Preto, onde vivenciam o dia a dia da operação, aprendem como é feita a preparação e apresentação dos pratos e também a manusear o box para entrega. “Nosso foco é facilitar o trabalho do franqueado. Do planejamento aos manuais, buscamos dar total suporte a nossas unidades e acompanhamento do andamento da franquia antes e depois da inauguração. Acreditamos ser esse o principal diferencial de nossa rede, que coloca sempre o franqueado em primeiro lugar”, aponta Yossimi. Além do treinamento, a rede disponibiliza suporte presencial na inauguração da franquia e uma equipe especializada que dá suporte em todas as áreas auxiliando na gestão da unidade.
Outro diferencial da Mineiro Delivey é o total envolvimento do fundadores na gestão e andamento das franquias, desde o treinamento até a gestão financeira. Dhionatan Paulino cuida da parte de expansão, já a implementação das franquias e novas parcerias são atribuições de Paulo Yossimi. Gabriel Ventura é responsável pelos treinamentos e suporte na inauguração de todas as unidades, para verificar se tudo está dentro do padrão da franqueadora. Para fazer o controle de qualidade depois da inauguração, a rede trabalha com clientes ocultos e conta com a supervisão do sócio fundador Marlon Ventura, responsável por acompanhar e dar suporte no andamento das unidades após a inauguração.
Pensada inicialmente apenas para o modelo delivery, com foco em lojas de rua, a rede inaugurou em julho de 2016, sua primeira unidade em Shopping Center, no Plaza Avenida Shopping, na cidade de São José do Rio Preto. “Para atender essa demanda, criamos um novo modelo de negócio, o Mineiro Fast, que permite que o cliente coma no local ou faça o pedido para viagem. Também adaptamos o cardápio ao perfil de público, acrescentando Chopp e porções às opções. A expectativa é comercializar em média 200 refeições por dia” explica Gabriel Ventura. Por enquanto, o modelo Fast está disponível apenas para moradores de São José do Rio Preto.
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