Minas Gerais é o estado que mais gera energia solar

Apesar de já liderar o ranking no Brasil, ainda há muito potencial a ser explorado pelo setor em território mineiro

Minas Gerais lidera o ranking nacional de Geração Distribuída (GD), com 2.038,2 MW, o que representa 16% da potência instalada em todo o Brasil. Apesar disso, apenas uma cidade mineira aparece no “Top 10” do ranking municipal. Uberlândia, com 94,9 MW, é a nona colocada.

Os números revelam que, embora o atual cenário pareça positivo, ainda há muito potencial a ser explorado. Isso porque, segundo estudos da CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), a irradiação solar em território mineiro é quase o dobro da registrada na Alemanha, país que tem se destacado na geração de energia solar fotovoltaica nos últimos anos.

“O estado é o quarto com maior área territorial no Brasil e o segundo em quantidade de habitantes. Portanto, ainda há muitas pessoas e empresas que necessitam de economia na conta de energia elétrica”, explica o sócio-fundador da EcoPower Energia Solar Anderson Oliveira.

Além das características naturais favoráveis, Minas Gerais conta com alguns incentivos públicos aos investimentos do setor. O governo estadual aderiu à campanha mundial Race to Zero e fomenta as usinas de micro e mingeração, por meio do Projeto Sol de Minas.

“Usinas de grande porte já perceberam a grande oportunidade que Minas lhes oferece. Tanto que uma multinacional deve inaugurar no Estado, até o ano que vem, tornando-se a terceira maior usina do mundo. Esse é o momento ideal para os empreendedores investirem no segmento, que cresce cada vez mais”, complementa Oliveira.

EcoPower Energia Solar

A EcoPower Energia Solar é uma das empresas pioneiras em geração de energia solar fotovoltaica no Brasil. Foi fundada pelo casal de empreendedores Náchila Santos e Anderson Oliveira, em Barretos (SP), em 2013 e, desde 2019, tornou-se uma rede de franquias.

Atualmente, são 265 unidades espalhadas pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. “Minas Gerais tem 853 municípios e 32 unidades instaladas da nossa franquia. Então, o potencial para expandir é gigante”, garante Oliveira.

Para dar suporte a essa rede, a franqueadora ostenta números superlativos. São 23 mil metros quadrados de sede, mais de 1 mil colaboradores e uma frota própria de mais de 150 veículos, que fazem entregas nos quatro cantos do Brasil.