Minas Gerais cresce quase três vezes mais do que a média brasileira em unidades franqueadas

Minas Gerais está em franca expansão no mercado de franquias. Enquanto a média brasileira de unidades franqueadas cresceu 4% no primeiro semestre de 2016, em relação a 2015, no estado Mineiro o número de lojas saltou 13,7% no mesmo período. Os dados são da ABF (Associação Brasileira de Franchising). “Há uma demanda não só por Belo Horizonte, hoje há diversas cidades mineiras em destaque no setor de franquias, como Uberlândia, Divinópolis e Juiz de Fora são algumas”, afirma Nara Silvério, consultora da Franquia Exata.

De olho nesta onda positiva, o estado receberá entre hoje, 25, e domingo, 27 de novembro, mais uma edição da Franchising Fair, que ocorre em Belo Horizonte, no Expominas. A feira espera receber mais de seis mil pessoas e gerar R$ 40 milhões em novos negócios.

Entre os expositores, destacam-se na edição deste ano a Casa X, franquia de buffet infantil e casa de festas; a Ecoville, uma das primeiras franqueadoras de produtos de limpeza do Brasil, e a Patroni, maior rede de pizzarias do Brasil, com mais de 192 lojas. “Os mineiros se informam e se interessam cada vez mais pelo mercado de franquias. É uma oportunidade para que marcas, de diferentes segmentos, busquem investidores no estado”, afirma a consultora.

Estreante na feira, a Ecoville aderiu ao modelo de franquias há apenas quatro meses e já assinou 140 contratos. Além disso, a marca tem hoje 142 lojas, a maior parte em modelo de licenciamento, e também atua com revendedores na venda direta em residências. Com a apresentação da marca ao mercado mineiro, a marca espera fechar 40 contratos de franquias em Minas Gerais, após a Franchising Fair.

Para Leonardo Castelo, sócio-fundador da empresa, estruturar seus negócios no estado é essencial para o projeto de expansão. “Minas é prioridade desde o início dos nossos planos. Esperamos ótimos resultados na feira”, diz o empreendedor.

A marca oferece dois modelos de negócio. Com a franquia, que custa a partir de R$ 148 mil, o franqueado tem direito uma loja física, um ponto móvel (que inclui uma carreta, guinchado em um veículo próprio do franqueado, para a venda de produtos na rua e em empresas), e o canal de televendas, responsável por dar suporte aos outros modelos, facilitando a vida do franqueado na hora de fidelizar os antigos consumidores e prospectar novos clientes. No outro modelo, de microfranquia, o empreendedor adquire um ponto móvel, a partir de R$ 85 mil, que inclui a carreta e amostras para demonstração e venda direta.

A Patroni, presente nas cidades mineiras e que já conta com sete unidades, pretende inaugurar mais 10 lojas no estado nos próximos 24 meses. Atualmente, com 192 unidades espalhadas pelo País, a Patroni projeta um crescimento equivalente a 20%. “Minas Gerais é o terceiro estado do Brasil onde o comércio é muito forte e tem um grande mercado consumidor. Temos planos de explorar mais esta região e instalar operações em locais com mais de 100 mil habitantes. Com o nosso cardápio diversificado, a possibilidade de atender a qualquer horário e todo tipo de público, conquistamos consumidores e garantimos o sucesso dos franqueados”, afirma Luiz Cury, diretor de franquias.

Hoje, a rede dispõe de três opções para os investidores: o Patroni Premium, com foco nas classes A e B (R$ 450 mil); Patroni Classic, destinado ao público das classes C e D (R$ 400 mil); e o modelo compacto, Patroni Expresso, perfeito para ser implantado em locais com alta movimentação de pessoas (R$ 150 mil).

Quem também estará presente na feira é a SMZTO Holding de Franquias Multisetoriais, maior aceleradora de franquias do Brasil, que vai apresentar formatos de negócios da Casa X para cidades a partir de 100 mil habitantes. A franquia é uma sociedade da Xuxa Meneghel e da SMZTO. Com investimento total a partir de R$ 555 mil, a rede oferece festas com temas diversos, que ficam à escolha do cliente. Atualmente, a rede franqueadora, a maior da América Latina no segmento de festas e buffets infantis, conta com 20 unidades em operação e até o fim do ano serão mais 10 novas casas inauguradas, chegando a 30 unidades ativas. A Casa X iniciou as atividades em 2012 e hoje já são 60 comercializadas.

Palestras

Com a proposta de transformar os contatos realizados ao longo da feira em potenciais clientes, a Ecoville está preparando uma ação de marketing focada no fechamento de novos negócios. Durante os dias 26, 27, 28, 30 de novembro, 3, 7, 9, 10, 13 e 17 de dezembro, a franqueadora irá realizar encontros no hotel Ouro Minas Palace Hotel, em Belo Horizonte. Neder Kassem, que é especialista em vendas e responsável pela expansão da empresa, irá palestrar aos convidados sobre modelo de vendas e os formatos de negócios oferecidos pela Ecoville. O consultor também é um dos palestrantes oficiais da feira. No dia 26, às 15h, apresenta ao público a palestra “Passo a passo para comprar uma franquia”.

Não é a primeira vez que a Ecoville realiza esse tipo de ação. Durante a Expo Franchising ABF Rio, a franqueadora também organizou palestras para interessados. Na oportunidade, assinou 45 contratos em 25 dias. “Novamente, queremos trazer as pessoas que nos conheceram durante a feira para um contato ainda mais próximo e assertivo. Foi uma abordagem que se mostrou correta no Rio de Janeiro e tem tudo para dar certo em Minas Gerais”, afirma Neder Kassem.

Franchising Fair Belo Horizonte
Local: EXPOMINAS
Endereço: Av. Amazonas, 6200 – Belo Horizonte / MG
Data: 25 a 27 de novembro
Horário: das 13h às 21h
Palestras
Local: Ouro Minas Palace Hotel
Endereço: Av. Cristiano Machado, 4001
Datas: 24/11, 27/11, 28/11, 30/11, 3/12, 7/12, 9/12, 10/12, 13/12 e 14/12.

Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito