Nos últimos anos, presenciamos um crescimento expressivo do empreendedorismo no Brasil, somando, hoje, mais de 20 milhões de empreendedores. Abrir o próprio negócio se tornou uma solução para muitos brasileiros driblarem a crise econômica. Nesse sentido, as microfranquias despontam como oportunidade para todos os gostos e objetivos a custos que se encaixam a diferentes realidades. Além disso, é um segmento em alta com um formato mais acessível.
O investimento inicial necessário para aquisição de uma microfranquia pode variar, conforme o modelo de negócio. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o alcance das operações nos formatos mais enxutos, de menor investimento, está em franco crescimento. Em 2020, franquias home based representavam 7,1% do total das unidades das redes pesquisadas, no ano seguinte, eram 10,3% e, em 2022, subiram para 14,8%.
— O mercado de franquias é, sem dúvida, o que movimenta sempre os melhores índices de crescimento. As microfranquias, por terem um investimento mais baixo, de no máximo R$ 105 mil, estão ganhando bastante força, principalmente para os empreendedores de primeira viagem — afirma Sylvio Korytowski, sócio da Kick Off Consultores e membro do Conselho Fiscal e do Comitê Gestor de Internacionalização da ABF.
Com o mercado aquecido, após dois anos suspensos, a ABF Franchising Expo 2022 retoma com sua 29.ª edição que acontece entre os dias 22 e 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A maior feira de franquias do mundo voltará com o Boulevard de Microfranquias, com as mais variadas opções de investimento do modelo. Conheça algumas das opções que estarão presentes na feira, com investimento inicial a partir de R$ 28 mil. Confira:
Maior rede de agências digitais do Brasil, a Guia-se completa este ano 25 anos de mercado, no Franchising desde 2010, conquistou nove vezes o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Promovendo e modernizando o empreendedorismo em todo país, oferece soluções e oportunidades de negócios para Internet, tais como consultorias de marketing digital, que engloba a criação de sites personalizados, desenvolvimento de lojas virtuais para resultados, campanhas de SEO, links patrocinados e remarketing, mídias sociais, hospedagens em sites, e-mail marketing, inbound marketing e outros serviços relacionados. Com mais de 160 unidades espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos, Canadá, Bolívia, França e Portugal, a rede faturou mais de R$ 15 milhões em 2021. A Guia-se investe constantemente em tecnologia e novidades para sua rede. O CEO José Rubens Oliva iniciou o ano de 2022 com mentorias sobre os temas NFT e Metaverso. O objetivo é introduzir essa novidade para a rede e capacitar seus franqueados a prestar serviços aos seus clientes sobre essas temáticas. O investimento inicial da marca é de R$ 28,9 mil.
Criada em 2016, em Natal (RN), pela enfermeira Izabelly Miranda e seu marido, o advogado Etevaldo Miranda Jr., a Cuidare surgiu a partir do sonho de Izabelly, quando percebeu, ainda cursando a faculdade, uma carência de serviços de cuidadores qualificados que atendessem de forma humanizada, garantindo a segurança física e emocional do paciente. A empresa cresceu rapidamente e, após dois anos liderando o mercado local, o casal decidiu formatar o seu negócio para o modelo de franquia. Durante sua estreia no evento, a Cuidare apresentará o mercado da “Economia Prateada”, mostrando a necessidade crescente do cuidado humanizado e qualificado com os idosos. A marca encontra-se presente em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao todo são 02 unidades próprias e 74 unidades franqueadas em operação. A marca conta com a tecnologia na prestação dos serviços. Um software chamado Portal Cuidare organiza com eficiência a gestão da unidade, aumenta o engajamento dos cuidadores e facilita a prestação de contas ao cliente, além de registrar informações importantes sobre a evolução de cada assistido. O investimento inicial varia entre R$ 35 mil à R$ 50 mil, a depender do tamanho da cidade. A rede faturou cerca de R$ 35 milhões no ano passado, e pretende faturar em 2022 o equivalente a R$ 40 milhões.
Criada no Rio de Janeiro em 2007, a Yogoberry ingressou no franchising após um ano de funcionamento, dando início ao seu processo de expansão. Atualmente, a rede de franquias de iogurtes congelados possui 23 lojas em operação, sendo seis próprias e 17 franqueadas. A marca participará da 29.ª edição da ABF franchising EXPO 2022 trazendo uma novidade: a rede lançará o seu modelo de microfranquias. O modelo funcionará com um investimento inicial de R$ 105 mil, em um formato de carrinho, para ser facilmente instalado sem a necessidade de obras. A franqueadora oferece seu modelo de negócio com todo o know-how desde a sua implantação, com treinamentos, suporte técnico, operacional e de conhecimento administrativo. Após a feira, o novo modelo de franquia da Yogoberry será comercializado normalmente, igual aos demais já existentes, como os quiosques e as lojas. Com o lançamento da sua microfranquia, a expectativa é dobrar a presença da rede até 2023.