Microfranquia de tecnologia por apenas R$ 2.500 é aposta para cidades pequenas

Gigatron Franchising desenvolveu modelo de negócio específico para cidades até 100 mil habitantes, o formato Plano Habitacional, transforma a rede em uma das mais baratas no mercado de tecnologia

As franquias baratas podem ser a porta de entrada que faltava para muitos brasileiros começarem empreender. Hoje há negócios que exigem pouco capital e em diversos segmentos e tipos de negócios, como por exemplo, franquias que não precisam de funcionários, as que podem trabalhar diretamente de casa (home office), franquias digitais e até mesmo negócios que funcionam sozinhas.

Vale destacar que já foi comprovado que a taxa de sucesso de uma franquia é muito maior do que negócios independentes, que necessitam começar do zero, já que a marca foi testada no mercado, é reconhecida e ainda oferece treinamento, suporte e apoio com o marketing, o que é essencial, principalmente, para quem não possui nenhum tipo de experiência, desde a parte operacional a gestão.

Outro ponto importante é que não importa se a franquia custe R$ 1 mil ou R$ 1 milhão, pois elas funcionam da mesma forma, ou seja, é obrigatório ter suporte e treinamento adequado a seus franqueados, assim como determina a Lei do Franchising.

Negócio em alta

A tecnologia é essencial para que as empresas se destaquem no mercado e consiga resultados rápidos e eficazes, por isso, esse segmento tem chamado a atenção para quem está em busca de empreender.

É o caso da Gigatron Franchising, rede desenvolvedora de software de gestão para empresas do varejo, que além de atender vários tipos de públicos de ramos diferentes, desde empresas até o consumidor final, seja ela com a venda de produtos, assim como a prestação de serviços, ainda a marca é considerada uma das franquias de tecnologia mais baratas do mercado. O investimento inicial parte de R$ 2.500,00, muito mais barato que a motocicleta Shineray Worker 125, considerada o veículo mais em conta no Brasil em 2024, e que hoje custa em torno de R$ 8.490,00.

Franquia para cidades pequenas

Para estimular a competitividade do franqueado na região de atuação, a Gigatron desenvolveu um modelo de negócio exclusivo para cidades até 100 mil habitantes: o Plano Habitacional.

As unidades possuem custo fixo administrativo e licenças ilimitadas dos softwares GigaERP e GigaChef para os clientes na mesma cidade de atuação da franquia. Sendo assim, no valor que ele vender o produto para o cliente final, não há repasse para a franqueadora, gerando maior faturamento ao franqueado.

Nesse modelo, o investimento é de apenas R$ 2.500 incluso taxa de franquia e capital de giro, com faturamento mensal de R$ 5 mil e retorno previsto do investimento entre 1 a 12 meses. O negócio é conduzido home office.

“Esse formato é interessante para cidades menores, que também necessitam de acesso a serviços de tecnologia para ver suas empresas crescerem, e indicado para quem nunca trabalhou no segmento ou teve algum empreendimento. Para quem perdeu o emprego é possível usar o FGTS para abrir a própria empresa e assim agregar bons lucros e flexibilidade. Além do mais, com o crescimento do negócio é possível expandir para outros formatos mais robustos que a Gigatron oferece que é o modelo Cloud e o Software Premium”, pontua Victor Ruiz, sócio-diretor comercial da Gigatron Franchising.

O empresário enfatiza que apostar em cidades do interior já é mais que uma tendência, é enxergar oportunidades de negócios e saber entender que há a criação de uma nova dinâmica no mercado de franquias.

“Cidades menores, as do interior, também possibilitam a expansão das redes de franquias, e há muito o que ser explorado nesses lugares, já que a tecnologia se faz presente e necessária em todos os lugares. Também observamos vantagens competitivas com custo operacional muito mais baixo em comparação aos grandes centros. Apostar no setor de franquias, ainda mais no interior, é uma escolha inteligente para empreendedores, pois fortalece mais rápido o seu impacto local e cria vínculos”, analisa Ruiz.

A Gigatron, por exemplo, é uma empresa que surgiu em 1998 onde a matriz está localizada no interior de São Paulo, em Birigui, e hoje das 61 unidades ativas, 55% delas estão no interior do Brasil.