Microcamp volta a investir em marketing e publicidade

Na contramão dos estudos que apontam uma queda de 30% a 60% nos gastos das empresas com publicidade este ano por causa da pandemia do coronavirus, a Microcamp, rede das escolas de Tecnologia e Inglês, decidiu voltar a investir. A estimativa é investir R$ 700 mil até o final do ano em ações de marketing e publicidade.

A primeira iniciativa nesse sentido, foi o patrocínio do Gaming Culture Invitational, torneio misto de games, ocorrido dia 30 de maio, com transmissão ao vivo na Twitch oficial da Gaming Culture. Além de incentivar a modalidade, que está crescendo no Brasil com a formação de atletas e equipes profissionais, a ideia da Microcamp é cravar a marca na área de eSports, mercado que atraiu 453,8 milhões de espectadores e movimentou, no mundo todo, US$ 1,1 bilhão em 2019 e deve se aproximar do US$ 1,5 bilhão este ano. A empresa também planeja formar equipes de eSports entre seus alunos. Outra estratégia da Microcamp com esta ação, foi atrair a atenção do público que deseja se especializar no setor de games. “Só no ano passado, o faturamento da indústria de games movimentou mais de US$ 120 bilhões, mostrando ser um mercado com potencial de crescimento e investimento, por isso, a formação de profissionais capacitados é altamente lucrativa”, analisa Davi Tuffi, CEO da Microcamp, rede que ministra cursos de criação e desenvolvimento de games, entre outros na área de tecnologia.

Para o CEO, o investimento em publicidade ajuda as empresas não só a sobreviver na crise, mas também a crescer ainda mais após esse período. “Precisamos estar atentos ao comportamento e às tendências do mercado e aproveitar as oportunidades que surgem. No momento, os eSports podem ser uma estratégia para criar relacionamento com nosso público, para fortalecer nossa marca neste universo que interessa muito à Microcamp, avalia Davi Tuffi.

Patrocínio: tradição na Microcamp

O patrocínio sempre foi uma estratégia de comunicação na Microcamp, que ao longo de sua história, procurou associar a marca a ações de interesse público seja na área esportiva, cultural e social. Na área esportiva, uma das primeiras iniciativas foi em 1993, com o patrocínio do jovem piloto de automóveis Marcelo Batistuzzi, que aos 17 anos sagrou-se vice-campeão brasileiro de Fórmula Ford.

Também já investiu de forma incisiva no basquete brasileiro. Numa experiência inédita no basquete brasileiro, em 1996, criou um time que abrangeu todas as categorias esportivas do pré-mirim ao adulto. A equipe adulta foi formada com as armadoras Paula e Branca, a lateral Adriana, e a pivô Claudia Pastor, na época, todas da Seleção Brasileira, que trouxe a medalha de prata, disputada nas Olimpíadas de Atlanta, nos Estados Unidos, em 1996. No ano seguinte, em 1997, a equipe Microcamp sagrou-se campeã Paulista de Basquete Feminino.

Com o fim da equipe feminina de basquete, em 1998, a Microcamp voltou-se para o basquete masculino, com a contratação de Oscar Schmidt, que havia procurado a empresa em busca de parceria para seu time de basquete, que já contava com apoio da Universidade Mackenzie de São Paulo e da prefeitura de Barueri. Em 2002, também patrocinou a ginasta Daniele Hypólito, que conquistou a medalha de ouro na Alemanha, durante a 1ª etapa da Copa do Mundo de Ginástica Olímpica. Para Davi Tuffi, ao patrocinar o torneio de e-Sport, a Microcamp está revivendo sua tradição de apoiar o esporte brasileiro. E não pretende parar aí. Também vai retomar investimentos em outras ações de publicidade já a partir deste mês de junho.