A Água Doce – Sabores do Brasil é uma rede de cerca de 90 restaurantes distribuídos por todo o País. Há sete anos, realiza o tradicional concurso interno Mestre Cuca e há cinco, o Doce Mistura, que premiam os colaboradores de suas franquias que se destacam ao criar pratos e bebidas com itens que já estão disponíveis nas cozinhas dos restaurantes. “Buscamos a inovação dentro da própria rede e valorizamos nossas equipes, que são premiadas ao nos oferecer criatividade, aproveitamento de itens que já fazem parte de nossas listas de compras e boa relação entre custo e benefício”, diz Delfino Golfeto, Presidente da Água Doce.
Todos os restaurantes Água Doce podem participar dos concursos, com quantas receitas desejarem. “A cada ano, aumentam tanto o número de inscritos quanto a qualidade técnica dos preparos. Ficamos muito surpresos com algumas das receitas, que podem vir a figurar por um tempo determinado em nosso cardápio e que, não raramente, a pedido de clientes, continuam presentes por fazerem muito sucesso”, orgulha-se o Presidente.
A Nutricionista da rede Água Doce, Elen Ribeiro, comenta que um dos objetivos do concurso é a valorização de proteínas mais leves, como peixes e aves, e saladas, já que os clientes estão buscando alimentos mais saudáveis. “É uma tendência que devemos valorizar. Também incentivamos, cada vez mais, que nossas cozinhas evitem o uso de temperos industrializados”, diz ela.
Os pratos vencedores do Mestre Cuca foram Tilápia Tropical (criado por colaborador da unidade franqueada de Araraquara/SP), Tilápia com Hortelã (de Bauru/SP) e Salada com Frango em Tiras (de Varginha/MG) e o Doce Mistura premiou as bebidas sem álcool Morango com Manjericão (de Tupã/SP) e Verão Caribenho (de Sertãozinho/SP) e a alcoólica Batida Doce Mel (de Barra Bonita/SP).
Os finalistas dos concursos ganharam brindes e certificados de participação e os vencedores receberão prêmios em dinheiro na convenção anual da rede Água Doce, que será realizada em setembro.
“Nossa intenção é a de sempre motivar equipes e valorizar as brigadas de cozinha, bar e salão. Sabemos que os concursos são bastante apreciados pelos colaboradores, que se sentem valorizados por participar. Nem sempre, adequamos as receitas aos nossos cardápios, mas, algumas podem ser adaptadas e isso os deixa ainda mais felizes. Então, queremos manter essa tradição em nossa rede enquanto ela for eficiente para unir pessoas”, finaliza Júlio Bertolucci, Diretor de Expansão.