Mês da Mulher: Liderança feminina na educação e tecnologia

Fundada no Vale do Silício (EUA), maior escola de programação e robótica para crianças e adolescentes do Brasil, conta com três mulheres no comando

O dia 08 de março é um dia simbólico que marca a luta e reivindicação por direitos das mulheres. E assim, como em todas as áreas, elas estão presentes como parte importante da força no desenvolvimento da ciência e contribuição feminina para inovação tecnológica. Desde 1843, quando Augusta Ada King criou o primeiro programa de computador, mulheres vêm revolucionando e ganhando cada vez mais espaço dentro do mercado da tecnologia e ciência.

Entretanto, quando tratamos de cargos de liderança femininos no Brasil, cerca de 27% das empresas não têm nenhuma mulher atuando em coordenação, de acordo com um levantamento feito pela empresa TWIRI.

Na SuperGeeks – primeira e maior escola de programação e robótica para crianças e adolescentes do país, a liderança feminina prevalece, com três figuras femininas à frente do negócio: Vanessa Ban (CFO), Cássia Ban (CEO) e Tatiana Shiozaki (COO).

Empreendedora nata, Vanessa Ban, formada em letras, uniu-se a seu marido, Marco Giroto, na fundação da SuperGeeks. Desde 2019, a empreendedora se mantem como CFO (Chief Financial Officer) das marcas SuperGeeks, CS Plus e MasterGeeks, que juntas fazem agora parte da Holding SuperGeeks.

Também em 2019, Cássia Ban, assumiu o cargo de CEO deixado por Marco Giroto. Cássia começou ajudando na área de atendimento aos clientes e relacionamento com os pais dos alunos e logo virou gerente da primeira unidade da SuperGeeks, localizada na Vila Mariana. Com o início das operações no sistema de franchising, virou Gerente de Franquias sendo responsável pelo relacionamento e suporte de todos os franqueados da rede.

Agora em 2022, foi a vez de Tatiana Shiozaki. A pós-graduada em Gerenciamento de Projetos, aceitou o desafio de ajudar no crescimento da marca no Brasil e no exterior, assumindo o cargo de COO da SuperGeeks no país. A oportunidade surgiu graças ao excelente trabalho de gestão na unidade de Itu durante quase cinco anos.

“Estou extremamente feliz com a oportunidade de aproveitar toda a experiência anos como uma franqueada e trazer isso para dentro da franqueadora como experiência e melhorias para o negócio”, comenta a COO Tatiana Shiozaki.

O conceito da escola surgiu em 2012, no Vale do Silício (EUA), onde o casal Vanessa e Marco moravam. Lá perceberam que escolas, empresas e políticos estavam se mobilizando para ensinar Ciência da Computação para crianças e adolescentes. A SuperGeeks foi criada justamente para contribuir com o crescimento individual de cada ser, de modo a inseri-lo melhor no atual contexto tecnológico.