De acordo com a Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo (Apubra), em 2023 foram abertas mais de 3500 pizzarias no Brasil, um crescimento de 11,55% do mercado em relação ao ano anterior.
Ainda segundo a pesquisa, o estado de São Paulo concentra 34,04% de todas as operações no país – só a capital possui 13% de todas as pizzarias do Brasil. Minas Gerais ocupa a segunda posição, com 8,38%, seguido pelo Rio de Janeiro, com 8,23%.
A popularidade da pizza e o forte consumo em todo país tem aquecido outros mercados, como o de franchising, em que franquias do ramo vêm crescendo.
Uma delas é a Bella Capri, franquia de pizzas com receitas exclusivas inspiradas na tradicional gastronomia italiana. Fundada em 1998, em Mirassol (SP), a rede conta com mais de 40 unidades e vende cerca de 80 mil pizzas por mês.
Além disso, de acordo com Guto Covizzi, sócio da Bella Capri, a rede se destaca pela cozinha automatizada. Com um processo em três etapas, as pizzas ficam prontas em até 10 minutos. A franquia ainda possui app próprio. “Cerca de 70% das vendas são realizadas pelo app. No Brasil, somos a única pizzaria que tem a maior parte de seus pedidos feitos por um app próprio”, comenta.
Segundo Covizzi, em 2024 a Bella Capri projeta 12 novas unidades e alcançar o faturamento de R$ 100 milhões. “Já para 2025, nossa meta é chegar em 100 unidades, oferecendo, inclusive, novos modelos de negócios”.
Atualmente a Bella Capri conta com dois modelos de negócios: o Agile, que envolve drive thru, delivery e retirada, com investimento a partir de R$ 299 mil; e o Tradizione, para delivery, retirada e consumo no local, com investimento a partir de R$ 980 mil.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o segmento de Alimentação – Food Service teve alta de 17,9%, a maior de todos os outros.