O Rei do Mate, rede de franquias de casas de mate e uma das principais cafeterias do Brasil, é um exemplo de franchising com um crescimento forte em 2024, acompanhando o aquecimento do setor de franquias no país. Segundo dado da Associação Brasileira de Franchising, em 2024 foi registrado um crescimento robusto de 12,8% no segundo semestre em relação ao mesmo período de 2023.
O faturamento do segmento passou de R$ 54,253 bilhões para R$ 61,205 bilhões, impulsionado principalmente pelo desempenho de setores estratégicos, que demonstraram forte recuperação e adaptabilidade em meio ao aquecimento do mercado.
Entre os segmentos que mais se destacaram estão Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação – Food Service, e Casa e Construção. O crescimento acentuado dessas áreas indica o aumento da demanda dos consumidores por serviços essenciais e de conveniência.
O Rei do Mate acompanha essa tendência sendo uma referência no segmento alimentício, com um faturamento estimado para 2024 de R$ 370 milhões e um aumento de 18% em relação ao ano anterior (2023). A franqueadora registra um desempenho superior ao do mercado de food servisse. Esse avanço reflete tanto a estratégia de diversificação da marca quanto o bom desempenho do setor de franchising, conforme dados divulgados pela ABF.
“Estamos vivenciando uma fase de expansão com segurança e estratégia, acompanhando o crescimento do setor de franquias como um todo no Brasil. Atuamos em áreas com grandes movimentos e oportunidades comerciais inexploradas, e continuaremos em busca de novos mercados, sempre buscando oferecer aos nossos clientes produtos de alta qualidade e com a essência da brasilidade”, afirma Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate.
Ainda segundo a pesquisa divulgada pela ABF, o setor de alimentação, segue como um dos motores da economia brasileira, responsável por 1,67 milhão de empregos diretos no segundo trimestre de 2024. “Estamos preparados para atender à alta demanda típica de dezembro, que historicamente representa o melhor desempenho em vendas no ano. Além disso, com o crescimento do mercado de franquias, prevemos um impacto positivo na geração de empregos, contribuindo para fortalecer a economia e atender nossos consumidores onde quer que estejam”, conclui Nasraui.