Mercado de franquias de serviços financeiros faz surgirem novos empreendedores e oportunidades de negócio

Franquia UCI, especializada em crédito imobiliário, conta como empreendedores podem se beneficiar com negócio rentável e de baixo investimento

O mercado imobiliário brasileiro continua sendo um dos setores mais promissores para empreendedores que buscam oportunidades de negócio com alto potencial de crescimento. Uma das alternativas mais atrativas é investir em uma franquia no segmento de crédito imobiliário, um nicho que alia rentabilidade, flexibilidade e a possibilidade de trabalhar em home office.

Nos últimos anos, o acesso ao crédito imobiliário tem crescido significativamente no Brasil, impulsionado por taxas de juros mais competitivas e pela demanda contínua por habitação. Com esse cenário, franquias especializadas em intermediar o financiamento de imóveis ganham cada vez mais espaço, oferecendo um serviço essencial tanto para compradores quanto para instituições financeiras.

É o caso da UCIup, franquia especialista na intermediação de crédito imobiliário que planeja, para este ano, um volume de financiamento de R$ 100 milhões. A marca recém lançada no mercado de franchising, pertence ao Grupo UCI, que conta com mais de 30 anos na Europa, e faz parte de uma joint venture entre o Banco Santander e BNP Paribas, garantindo solidez e confiança para seus parceiros e clientes. No Brasil, a UCI foi fundada em 2012 a partir da união de dois especialistas em crédito imobiliário: o Grupo Província (com mais de 40 anos no mercado) e o Grupo UCI.

A rede aposta em um modelo de negócio de investimento baixo e de rápido retorno. Cátia Alves, diretora de estratégia e inovação da UCIup e membro do comitê de direção do Grupo UCI na Espanha, conta que a empresa se destaca no mercado por oferecer uma solução completa e acessível para quem deseja atuar no segmento de intermediação do crédito imobiliário.

“O setor tem apresentado um crescimento constante ano após ano, e vemos 2025 como um ano promissor para o crédito imobiliário, especialmente no que diz respeito ao home equity”, diz a empresária.

Negócio rentável e barato

A rede trabalha com dois modelos de negócios: home office e store in store, que seguem a mesma estrutura operacional, incluindo valor de investimento. O franqueado atua de forma independente, utilizando a estrutura existente, seja em um ambiente residencial (home office) ou integrado a uma imobiliária, parceiro, coworking comercial (store in store). Em ambos os casos é oferecido suporte completo, incluindo tecnologia, treinamento e materiais para a captação e conversão de clientes.

Para empreender com a UCIup o investimento inicial total é de apenas R$ 24.800 (já incluso taxa de franquia, equipamentos e capital de giro). Estima-se que um franqueado no primeiro ano de atividade, consiga faturar em média R$ 17.300 por mês, obter um lucro mensal mínimo de R$ 11.800 e o retorno do capital é esperado em 4 meses.

Financiamento imobiliário

O crescimento da economia no Brasil acima do esperado, com o avanço do emprego e da renda da população, alimentando a demanda pela aquisição da casa própria impulsionaram a busca por financiamento imobiliário em 2024.

Os financiamentos imobiliários com recursos da poupança totalizaram R$ 186,7 bilhões, um crescimento de 22,3% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Esse é o segundo maior da história, que ficou acima do previsto pela associação, que era de R$ 153 bilhões.

Expertise

Empreender nesse segmento permite explorar um mercado em expansão, com a vantagem de contar com a estrutura e o know-how de uma marca já consolidada. Esse suporte reduz os riscos normalmente associados ao empreendedorismo e acelera os resultados.

A UCIup se destaca no mercado por oferecer uma solução completa e acessível para quem deseja atuar no segmento de intermediação do crédito imobiliário. O diferencial está no suporte especializado ao franqueado, desde a capacitação contínua, assessoramento no desenvolvimento do negócio, apoio no marketing orientado ao próprio franqueado até ao acesso a uma estrutura robusta, que inclui uma plataforma de multibancos.

Catia pontua que para empreender com a UCIup, a rede busca por profissionais como bancários, corretores de imóveis, agências imobiliárias, além de investidores em geral que se identifiquem com os valores da empresa; seja motivado pelo crescimento no mercado imobiliário; tenha perfil comercial; gostar de atuar no mercado financeiro; ou profissional de crédito imobiliário independente.

A UCIup oferece soluções completas na intermediação de crédito imobiliário, incluindo crédito com garantia imobiliária (home equity), financiamento de imóveis residenciais e comerciais, financiamento de terrenos, portabilidade de financiamento e consórcio de imóveis, proporcionando uma vasta gama de produtos à disposição dos parceiros e flexibilidade e oportunidades para quem deseja comprar, investir ou otimizar suas condições de pagamento.

“O mercado imobiliário oferece um vasto campo de oportunidades para quem busca ter o próprio negócio. Porém, para alcançar sucesso, é essencial realizar um planejamento, analisar o mercado e adotar estratégias alinhadas aos objetivos financeiros. Com visão empreendedora e boas práticas, o mercado imobiliário pode se tornar uma ferramenta poderosa para o crescimento sustentável e lucrativo”, finaliza Cátia Alves, diretora de estratégia e inovação da UCIup e membro do comitê de direção do Grupo UCI na Espanha.