Investir no bem-estar e na qualidade de vida para os idosos virou uma excelente opção de negócio. Com o envelhecimento da população – até 2050 serão 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos – o setor e as oportunidades cresceram nos últimos anos. “Mas o risco de começar uma empresa do zero é enorme. Uma alternativa segura são as franquias, que possuem formato pré-definido de investimento, o que auxilia aqueles que não têm experiência, e o serviço já foi testado por clientes anteriormente”, diz Eduardo Frutuoso, diretor do Grupo Canadá Saúde, empresa especializada em residenciais sênior.
O que comprova isso é que no passado, as redes de franquias brasileiras tiveram um faturamento de quase R$ 175 bilhões, 7% a mais em relação a 2017. O segmento também deu um salto no número de empregos gerados em 2018, chegando a 1,3 milhão, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franquias (ABF).
“Iniciamos o processo de franquear nosso plano de negócios em 2019 e já estamos com uma unidade programada para abertura em Sertãozinho (SP), ainda no segundo semestre de 2019. Ou seja, outro empresário visualizou, assim como nós, todas as oportunidades desse vasto e promissor segmento”, ressalta Frutuoso.
Para a terceira idade, o mercado abrange opções como franquia de home care (cuidados em casa), turismo e passeios, jogos e atividades mentais, além de casas de repouso. O Grupo Canadá Saúde inovou neste segmento e, hoje, é reconhecido como um residencial sênior de alta qualidade pelo conceito diferenciado e acolhedor
“Esse é o diferencial do nosso trabalho, com um know-how de uma década no mercado, temos treinamento constante da equipe, dos processos e das rotinas. Além disso, o ambiente físico estimula a autonomia dos hóspedes. É primordial aumentar a qualidade de vida deles. Tudo isso tem de ser feito com um acolhimento de extremo carinho por uma equipe multidisciplinar, para fazer com que os idosos se sintam em casa”, diz o empresário.