Criada em 2012, em Birigui (interior de São Paulo), a Via Certa Educação Profissional é uma franquia especializada em educação profissionalizante. Conduzida pelos sócios, Décio Marchi Junior, Jilo Shimada, e André Marchi de Oliveira, a marca já nasceu com o pé no franchising.
“Eu e o Jilo éramos franqueados há mais de 20 anos de uma empresa, na qual, após uma mudança de direção, deixou a desejar em respaldo e know-how, e acabou perdendo a sua essência. Estávamos muito insatisfeitos, e então resolvemos nos unir e criamos a nossa própria marca: a Via Certa. Em pouco tempo convidamos o André para fazer parte do time e com união da expertise de nós três, demos início ao negócio”, explica Décio, presidente da rede.
Foram dois anos desenvolvendo a marca. O período deu vida aos produtos, metodologia, manuais, sistema de gestão, padronização do sistema de ensino, entre muitos outros detalhes, que são sucesso no mercado hoje. Logo, em 2014, a primeira unidade surgiu, e pouco a pouco a marca foi conquistando seu espaço; atualmente são 51 unidades espalhadas pelo Brasil.
Sistema de ensino
A Via Certa oferece 44 opções de cursos nas áreas de administração e vendas; beleza e estética; gastronomia; idiomas; indústria e energia; informática e tecnologia; reforço escolar, saúde e gastronomia. Décio ressalta que dentro de cada área os cursos estão sempre sendo atualizados, e conforme a demanda dos franqueados, tanto outros são criados. Nesse último caso, “Analisamos a aceitação pelo mercado e se viável, o mesmo é desenvolvido e testado em uma unidade piloto para depois fazer parte do nosso portfólio, que fica à disposição de toda a rede”, explica.
Com uma metodologia diferenciada, a Via Certa conta com um sistema de ensino híbrido que mescla a disciplina entre aulas por uma plataforma online – em que apresenta uma série de lições e explicações, e com especialistas da área. Além disso, os cursos acompanham as características de cada aluno, o preparando para aproveitar totalmente o seu aprendizado através de um ensino individualizado, conforme o seu ritmo.
“Essa metodologia permite que o franqueado não necessite esperar a formação de turma para colocar o aluno em sala de aula, e ao mesmo tempo também não desmotiva o aluno somente com aulas individuais, ele tem o momento em que pode interagir com a turma em aulas vivenciais e prática aquilo que aprendeu na plataforma”, explica o diretor executivo.
Durante a pandemia a marca adotou o Sistema Flex, onde agora o aluno escolhe se quer fazer o curso totalmente online, híbrido ou presencial. Essa estratégia acelerou a busca de novos alunos, que aproveitaram para profissionalizar, além de alcançar novos franqueados.
Modelo de negócio
Com foco em cidades acima de 20 mil habitantes, a franquia oferece dois modelos de negócio que variam conforme o número da população:
O modelo Light engloba três áreas do conhecimento: beleza e estética; idiomas e saúde, e tem investimento inicial a partir de R$ 84 mil (incluso taxa de franquia e instalação). Nesse formato é indicado a partir de quatro colaboradores e o faturamento é bem atrativo, de R$ 60 mil podendo chegar a R$ 120 mil. O lucro varia entre 30% a 40% e o prazo de retorno é de 12 a 24 meses. Esse formato atende até 350 alunos.
Já o modelo Premium, é o formato mais robusto e completo, engloba as oito áreas do conhecimento, incluindo os 44 cursos profissionalizantes. Esse modelo solicita investimento inicial a partir de R$ 124.500, com faturamento bruto médio mensal a partir de R$ 60 mil podendo chegar a R$ 300 mil, com lucro líquido entre 30% a 40% do faturamento. Esse modelo é necessário para uma equipe a partir de sete colaboradores e tem retorno previsto entre 12 a 24 meses. O modelo Premium é ideal para espaço de 150m2, com laboratório de informática, sala multidisciplinar, sala de beleza, e manutenção de celular e computador, com capacidade para até 1.050 alunos.
A cozinha para o curso de gastronomia é opcional, mas o franqueado que optar por este curso terá que desembolsar mais R$ 15 mil no investimento e contar com uma área de ao menos 25m2, que terá capacidade para mais de 15 alunos.
Entre as principais facilidades e benefícios oferecidos ao franqueado, André Marchi, o diretor de operações, assegura oferecer toda assessoria e suporte necessário para implantar e operar a franquia, porém alerta dizendo que o franqueado precisa estar ciente de que todos os processos devem ser seguidos à risca para garantir a padronização da marca e também a alta performance da unidade.
Para ser um franqueado, André ressalta que duas características são necessárias: ter perfil comercial e noções básicas como gestor. E explica que o processo de seleção é simples: “Nós fazemos uma entrevista inicial e depois avaliamos o perfil do investidor, caso aprovado pela diretoria, ele dá início às atividades”, orienta.
Foco na expansão
Com o desejo de expandir ainda mais pelo país, a Via Certa já traçou seu plano de expansão até para 2024. Segundo Jilo, diretor de expansão, a expectativa é de que a rede termine 2023 com 60 unidades vendidas e para 2024, a promessa é de atingir mais 50 unidades em operação.
Para isso, Jilo já mapeou os locais de maior interesse para a Via Certa. “Estado de Espírito Santo, Alagoas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Goiás, estão no nosso foco. Mas claro, se surgir candidatos em outros Estados não iremos descartar a oportunidade”, conta.
Hoje a franquia está presente com unidades ativas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Ceará, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Sergipe.
A rede projeta alcançar faturamento anual de R$ 30 milhões para este ano.
Ações de reforço
Para concretizar o plano, o responsável pela expansão revela que algumas ações já estão sendo colocadas em prática. “Estamos criando novos mecanismos de treinamento e suporte, com utilização da tecnologia, para que independentemente do local onde o franqueado estiver ele tenha o melhor suporte e acompanhamento. Fora isso, estamos buscando FDA’s em todo o território nacional para centralizar a expansão e principalmente para que o atendimento ao franqueado seja mais próximo e tenha essa questão mais humanizada; entendemos a importância do olho no olho”, relata.
Líder de mercado em 80% das cidades em que atua, a meta da Via Certa sempre foi ter a liderança absoluta em todas as cidades. “Em relação ao cenário nacional a posição é mais discreta, o que fortalece a nossa ideia de crescimento por FDA para ter a liderança de mercado até 2025 no indicador de número de alunos matriculados na rede”, finaliza.