Mercadão dos Óculos ultrapassa 200 unidades e investe em software próprio para gestão

Entre os dias 27 e 30 de junho, a Mercadão dos Óculos, rede de óticas com 210 unidades pelo Brasil, participará da ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias da América Latina. Na ocasião, a marca apresentará o exclusivo Live Optical – software de inteligência em varejo desenvolvido pela TOTVS e que permitirá uma gestão 360° de toda rede –, além de produtos que seguem as últimas tendências de moda e as vantagens de ser um franqueado.

“Com o Live Optical a franqueadora poderá acompanhar as vendas de cada unidade por classe de produtos e até mesmo pela matéria-prima da armação ou solar”, explica Gustavo de Freitas, diretor executivo da Mercadão dos Óculos.

Com essas informações, a rede, que possui fábrica própria, ganha mais agilidade na tomada de decisão para a fabricação e distribuição dos produtos, por exemplo.

“Com uma visão 360°, rapidez na comunicação e um novo grau de informações, teremos mais propriedade para atuar na melhoria de processos da franqueadora, do centro de distribuição e das lojas”, comenta o diretor executivo.

Outra vantagem é para o franqueado que, com o software, terá mais agilidade no processo de venda, já que tudo será realizado de forma digital, e melhor gestão da loja. “Além disso, o Live Optical foi configurado para ajudar o franqueado a fazer uma venda mais técnica, de maior qualidade ainda para o cliente”, comenta Freitas.

A Mercadão dos Óculos também estará no Smart Mall da TOTVS, espaço com mais de 400 metros quadrados onde o cliente terá a oportunidade de participar de experiências com os softwares desenvolvidos pela TOTVS. No caso da rede, os produtos serão apresentados com a tecnologia de realidade aumentada.

Para este ano, a empresa tem a meta de abrir 70 lojas e, até 2020, chegar a 600 unidades. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a marca é o melhor investimento até R$ 200 mil, com um dos menores prazos de retorno de capital. Mais: por dois anos consecutivos, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising pela ABF.

Para ser proprietário de uma franquia, o investimento inicial varia entre R$ 95 mil e R$ 115 mil. O prazo de retorno estipulado é de 18 a 24 meses.

Investimento em marketing

A fim de ampliar a imagem da marca pelo Brasil e conquistar novos públicos, a Mercadão dos Óculos também investiu em marketing e contratou recentemente a apresentadora Ana Maria Braga como garota-propaganda. Ela é a protagonista da Campanha Nacional “Qualidade que eu aprovo com preço de Mercadão”.

“São mais de 200 lojas espalhadas por todo Brasil, com marcas exclusivas. Além disso, a Mercadão dos Óculos tem qualidade e a maior variedade de produtos”, declara.

A rede de óticas ainda possui uma coleção exclusiva, de óculos solares e armações de grau, assinada pela apresentadora e jornalista Chris Flores.