Mercadão dos Óculos inicia processo de internacionalização de franquia

Rede já possui três lojas próprias em Portugal e projeta até 10 franquias em 2025

O Mercadão dos Óculos, rede de óticas e uma das 30 maiores franquias do país, anuncia o início do processo de internacionalização da empresa. Até o final de 2025, a marca projeta entre cinco e dez franquias em Portugal. Atualmente a marca conta com cerca de 750 unidades em todo Brasil entre lojas em operação e em implantação.

“A internacionalização do Mercadão dos Óculos representa um marco na trajetória da franquia, que nasceu com o objetivo de democratizar o acesso a produtos ópticos de qualidade no Brasil. Porém, ela também representa um reflexo natural do sucesso que conquistamos, como uma rede sólida e em constante crescimento. Por isso, estamos preparados para levar o Mercadão dos Óculos a novos horizontes”, comenta Gustavo Freitas, CEO da franquia.

3 lojas em Portugal

Antes de iniciar o processo de internacionalização, o Mercadão dos Óculos estabeleceu três lojas próprias em Portugal: duas na cidade de Porto e uma em Lisboa, todas inauguradas em 2022. Cada uma fatura entre € 35 e 50 mil por mês.

“O objetivo era gerar aprendizados, entender os desafios e particularidades do mercado português e europeu, desenvolver fornecedores e testar e ajustar o modelo de negócio”, comenta o CEO do Mercadão dos Óculos.

Desafios

De acordo com Freitas, os desafios têm sido parecidos com os do varejo no Brasil como um todo: mão de obra especializada e garantir um excelente ponto. Para isso, o Mercadão dos Óculos contratou assessorias jurídicas e contábeis locais, que facilitaram a adaptação às leis e regras do país, como abertura e regularização das empresas, leis trabalhistas, importação e exportação de produtos.

“Além disso, o mercado europeu possui um grande facilitador para nosso segmento: o exame de vista e a receita podem ser obtidos dentro da própria loja. Isso agiliza o atendimento e melhora a experiência do cliente”, destaca.

O CEO do Mercadão dos Óculos ressalta que a estruturação do negócio está em fase final. “Estamos enviando executivos experientes no nosso modelo para assumirem cargos-chave este ano, e organizando processos com a associação de franchising local. Devemos abrir para expansão a partir de 2025”, finaliza.

Tecnologia e inovação

Todos os anos, o Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).

A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Gustavo Freitas, CEO do Mercadão dos Óculos.

Prêmios e certificações

Em 2023, o Mercadão dos Óculos, recebeu pela sexta vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas. Além disso, o Mercadão dos Óculos recebeu o prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.