Em julho, o Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, inaugurou oito unidades nos estados de Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Santa Catarina. Os lançamentos fazem parte do plano de expansão da marca, que já ultrapassou 300 franquias pelo Brasil.
As novas unidades estão localizadas em São Leopoldo (RS), Cachoeira do Sul (RS), Sapucaia do Sul (RS), Itanhaém (SP), Andradina (SP), Mogi das Cruzes (SP), Alta Floresta (MT) e Indaial (SC). “A cada mês ampliamos nossa presença em todo país, pois contamos com um modelo de negócio rentável e flexível para pequenas, médias e grandes cidades”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo da rede (veja matéria sobre o sucesso da marca fora das capitais).
São Paulo possui a maior concentração de lojas da rede, com 92 unidades inauguradas. O Rio Grande do Sul é outro polo importante, atualmente com 21 óticas. Santa Catarina vem em seguida com 16 pontos e Mato Grosso com cinco unidades.
De acordo com Freitas, até o fim do ano que vem a expectativa é alcançar 600 óticas em todo Brasil. “Hoje contamos com óticas em 24 estados e estamos crescendo com qualidade, já que muito dos franqueados, após uma primeira experiência, decidem investir em outra unidade”. Atualmente, 43% das lojas pertencem a multifranqueados.
Rede premiada
Fundado em São José do Rio Preto (SP), o Mercadão dos Óculos entrou para o franchising em 2013 e, desde então, não parou de crescer e acumular prêmios.
Neste ano, o Mercadão dos Óculos conquistou pela terceira vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising, prêmio concedido pela Associação Brasileira de Franchising, e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. “Com rentabilidade líquida de 15% a 25% do faturamento bruto da loja, suporte de qualidade e um dos melhores retornos de investimento da categoria, de 15 a 20 meses, a marca está entre as principais franquias do Brasil”, diz Freitas.
Além disso, o franchising vive um ótimo momento. No primeiro trimestre de 2019, cresceu 7% em relação ao mesmo período do ano passado, com o faturamento de R$ 41,5 bilhões. O segmento de Saúde, beleza e bem-estar, que envolve as óticas, foi um dos que mais que cresceu: 9,2%.
Lançamentos Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos utiliza sistemas de georeferenciamento com alta tecnologia e realiza pesquisas do ramo óptico da cidade e principais concorrentes, avaliando o melhor quadrante e perfil do ponto comercial que atenda às demandas locais.
Para ser proprietário de uma franquia, o investimento é a partir de R$ 150 mil. O retorno de investimento do franqueados da rede é de 15 a 20 meses.