Mercadão dos Óculos inaugura 4 lojas e amplia presença em 3 estados

Com a flexibilização da quarentena em algumas cidades, o Mercadão dos Óculos retomou as inaugurações e, em abril, lançou quatro unidades localizadas nos municípios de Araranguá (SC), Santo Amaro da Imperatriz (SC), Vilhena (RO) e Gurupi (TO).

Na loja de Gurupi, o franqueado já atingiu 50% da meta de vendas do mês em pouco menos de 15 dias de operação. “Apesar de a circulação de pessoas na cidade ser menor por conta da quarentena, nossa taxa de conversão em venda é alta. O cliente que entra na ótica realiza a compra na maioria das vezes”, explica João Bartholomeu Neto.

De acordo com o franqueado, essa procura representa uma demanda reprimida do período mais rígido de isolamento. “Boa parte dos clientes são pessoas que precisavam comprar um óculos novo, trocar a lente ou armação, mas por causa da pandemia tiveram de adiar esse compromisso”, comenta.

Esse movimento tem se repetido em unidades que retomaram as atividades comerciais, como a franquia de Farroupilha (RS), inaugurada em julho de 2018. “No primeiro dia tivemos um faturamento habitual. Durante a quarentena, investimos no atendimento agendado em domicílio. Hoje, vendemos na loja e nas casas e pretendemos chegar em 50% do nosso faturamento mensal regular, o que consideramos uma boa meta levando em consideração o atual cenário”, explica o franqueado Rick Madruga.

“Estamos realizando uma retomada gradual das operações, seguindo as determinações das autoridades locais e as orientações de saúde para o funcionamento do comércio”, explica Gustavo de Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos.

As ações incluem redução de carga horária; uso de máscaras, luvas e álcool em gel; limpeza frequente das peças, mesas e piso; e um número reduzido de clientes dentro da loja para evitar aglomeração.

“Uma das vantagens de nosso modelo de negócio é que os produtos não são perecíveis, o que se torna uma vantagem para o franqueado voltar mais rapidamente à normalidade”, diz. Atualmente, 70% das franquias já estão em operação. Segundo Freitas, a previsão é atingir 100% de funcionamento em maio.

Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.