Dois recordes batidos de uma vez. Esse foi o desempenho do Mercadão dos Óculos, terceira maior franquia de óticas completa (óculos de grau e de sol) do Brasil, no primeiro trimestre de 2019. Nesse período, a rede inaugurou 30 unidades em diferentes regiões do Brasil e também superou a marca de lançamentos em apenas um mês, com 14 lojas abertas em março.
“Em apenas cinco anos, o Mercadão dos Óculos se tornou uma rede consolidada no franchising, com consecutivos reconhecimentos e premiações do setor, além de resultados positivos de nosso franqueados”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo do Mercadão dos Óculos. Atualmente a marca possui mais de 250 lojas.
Freitas se refere ao Selo de Excelência em Franchising, maior premiação do setor concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), conquistada recentemente pela terceira vez consecutiva. Além disso, o Mercadão dos Óculos já ganhou duas vezes o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, e está no páreo para a premiação deste ano também.
“Desde que entramos para o franchising, em 2013, investimos no fortalecimento da franquia como modelo de negócio, seja em marketing, tecnologia, suporte, para que os atuais franqueados e os futuros tenham uma oportunidade segura e rentável”, diz.
A estratégia tem dado certo. A cada ano, o Mercadão dos Óculos aumenta o número de unidades inauguradas. Em 2017, foram 54 lojas; 80 em 2018 e, para este ano, com 30 lançamentos ainda no 1º trimestre, tudo indica que a marca irá se superar novamente. “Temos como meta passar de 100 unidades em 2019”, ressalta Freitas.