Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, o Mercadão dos Óculos, terceira maior rede de óticas do Brasil em vendas de lentes, participará da 12ª Feira do Empreendedor PE, em Olinda (PE). A marca, que possui cinco unidades no estado, busca por novos franqueados nas regiões Norte e Nordeste, onde atualmente conta com 15 lojas e tem a previsão de inaugurar outras seis até dezembro. No total, são mais de 220 pontos espalhados pelo Brasil.
“Acreditamos na melhoria do cenário econômico e também no interesse de investidores dessas regiões em abrir um novo negócio. Por isso, vamos aproveitar a feira para contar nossa história e apresentar todos os benefícios que o Mercadão dos Óculos oferece”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-executivo da marca.
Dentre as vantagens de ser um franqueado, a rede destacará sua rentabilidade líquida, entre 15% e 25% sobre o faturamento total, mark-up de 300% em produtos, além dos reconhecimentos e prêmios conquistados, como ser eleita uma das melhores opções de investimento até R$ 200 mil pela Associação Brasileira de Franchising (ABF); e receber por dois anos consecutivos (2017 e 2018) os prêmios Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios; e o Selo de Excelência em Franchising (SEF), promovido pela ABF.
Gestão 360° e venda mais técnica
O Mercadão dos Óculos investiu em uma nova tecnologia de inteligência em varejo: o Live Optical. Desenvolvido pela TOTVS, o software permitirá vendas mais assertivas para o franqueado, além de uma gestão 360° da rede pela franqueadora, como acompanhar as vendas das lojas por classe de produtos ou matéria-prima.
“Na prática, o franqueado terá mais agilidade no processo de venda, já que tudo será realizado de forma digital, promovendo uma melhor gestão da loja”, explica Freitas. Além disso, o software ajudará o vendedor a fazer uma venda mais técnica.
Já a franqueadora, que receberá as informações detalhadas em tempo real, ganha mais agilidade na tomada de decisão para a fabricação e distribuição dos produtos.
“Com uma visão 360°, rapidez na comunicação e um novo grau de informações, teremos mais propriedade para atuar na melhoria de processos da franqueadora, do centro de distribuição e das lojas”, comenta o diretor-executivo.
No Norte e Nordeste, atualmente o Mercadão dos Óculos possui unidades no Pará, Tocantins, Roraima, Alagoas, Bahia, Ceará e Maranhão.