O Mercadão dos Óculos, uma das maiores e mais premiadas redes de óticas do Brasil, anuncia o faturamento de R$ 180 milhões em 2019, obtendo um crescimento de 50% em relação a 2018. Além disso, a franquia inaugurou mais de 100 unidades e comercializou outras 150 novas praças – já em fase de implantação. No total, o Mercadão dos Óculos ultrapassou o número de 350 lojas.
“Para promover o crescimento da rede como um todo, valorizando o franqueado e fortalecendo a marca, criamos cursos técnicos, desenvolvemos um novo modelo de negócio, renovamos o design das lojas, fizemos parcerias e entramos no e-commerce”, comenta Gustavo de Freitas, diretor-diretor executivo do Mercadão dos Óculos. Neste ano, a expectativa é de inaugurar 150 franquias e faturar R$ 250 milhões.
Em janeiro, a rede lançou o curso Red Shark, uma intensificação do treinamento técnico que o franqueado recebe antes de abrir uma loja. Com duração de três dias, é voltado para atendentes e gerentes, ampliando a qualificação de toda equipe.
Outra novidade foi o programa Mentores Mercadão dos Óculos, em que franqueados de sucesso ensinam boas práticas para outros investidores. “Mais de 30 lojas se qualificaram na mentoria e tiveram uma média de 12% de crescimento no faturamento e 8% no ticket médio”, explica Fábio Nadruz, diretor de operações. Essa troca de experiências aumenta a rentabilidade do franqueado, que decide investir em uma nova unidade. “Mais de dez novas lojas foram abertas após a realização do programa”, complementa. Atualmente 65% das franquias pertencem a multifranqueados.
Prêmio e parcerias
No primeiro semestre de 2019, o Mercadão dos Óculos conquistou os dois principais prêmios de franquias do país: o Selo de Excelência em Franchising, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF); e o Selo 5 Estrelas – Melhores Franquias do Brasil 2019, realizado pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, em parceria com o Serasa Experian.
Os prêmios avaliam quesitos como o valor da marca; o investimento em marketing e inovação; a desempenho financeiro; a satisfação do franqueado, entre outros.
Com apenas seis anos de franchising, foi a terceira vez consecutiva (2017-2018-2019) que a marca recebeu os prêmios, entrando para um seleto grupo que, em pouco tempo de franchising, conquistou três vezes seguidas os dois principais prêmios do setor.
Além disso, em outubro o Mercadão dos Óculos lançou um novo modelo de negócio para municípios com até 30 mil habitantes. Por um investimento de R$ 100 mil, a novidade foca no investidor que, por uma questão financeira ou de logística, tem dificuldades para inaugurar uma franquia na cidade onde reside.
“Trata-se de uma opção rentável e flexível para o bolso desse investidor, sem que ele precise mudar de praça para abrir uma unidade. Com isso, promovemos mais qualidade, variedade e preço justo em óculos de sol e de grau nesses municípios”, acrescenta o diretor-executivo.
Em 2019, o Mercadão dos Óculos ainda anunciou sua maior parceria: o lançamento da coleção LS&YOU Eyewear, linha de óculos exclusiva do cantor e empresário Luan Santana, e a entrada no e-commerce, que comissiona as franquias sobre os produtos vendidos e entregues dentro da área de atuação do CEP franqueado, livre de impostos. “A rede é uma das primeiras marcas do Brasil a dividir seu faturamento virtual”, analisa Freitas.
A novidade acompanhou mudanças no design, cor e estrutura das lojas. Para as próximas inaugurações, as óticas contarão com uma fachada mais moderna e clean.
A marca também ganhou novas cores, com destaque para o azul, que passa a ser mais presente no interior das franquias. Para maior conforto do cliente, as estações de atendimento são maiores e os expositores possuem um layout mais moderno.
Para adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 100 mil. O prazo de retorno estipulado é de 15 a 20 meses.