Méqui inaugura quinto restaurante na Praia Grande

Nova unidade gerou 50 postos de trabalho para jovens da região e conta com novo conceito de conveniência e interatividade para os consumidores

Praia Grande acaba de receber uma nova unidade do McDonald’s, a quinta da cidade. Localizado na Marechal Mallet, nº 1.901, uma das avenidas consideradas o novo point e pólo gastronômico da região, com grande concentração de lazer e diversão noturna, esse Méqui operará todos os dias com salão, Drive-Thru, Delivery e retirada no balcão para viagem, seguindo os decretos municipais de segurança e combate à pandemia da Covid-19. A iniciativa faz parte do plano de expansão e modernização da companhia na América Latina, com investimento geral previsto de US$ 130 milhões em todas as novas unidades, sendo 80% delas no Brasil.

Com arquitetura moderna e design inovador, aliando conveniência e interatividade para o consumidor, o novo Méqui da Praia Grande conta com Drive-Thru, três menu boards digitais e quatro totens de autoatendimento que permitem a personalização dos pedidos e pagamento direto nos equipamentos, além de possuir tecnologia simultânea que faz com que os produtos comecem a ser preparados no exato momento que o cliente faz o pedido. Com 366,5m² de área construída e dois andares, o restaurante conta com varanda climatizada na parte térrea, suficiente para acomodar 24 pessoas confortavelmente, além de salão com capacidade para mais de 100 pessoas no andar superior.

A nova operação estará sob o comando de Ronald Luiz Monteiro, que há 29 anos é Franqueado do McDonald’s e está à frente de mais seis unidades no Litoral Sul de São Paulo. “Os consumidores do Litoral adoram a marca e estavam ansiosos pela abertura de um restaurante nessa avenida, que hoje é a mais badalada da Praia Grande. Queremos proporcionar a todos uma experiência saborosa e inovadora, sempre mantendo o alto padrão de qualidade do Méqui”, afirma.

Reconhecida como companhia geradora de trabalho para jovens no Brasil, com cerca de 70% dos funcionários da rede com menos de 24 anos, o novo Méqui da Praia Grande criou 50 novos postos de trabalho com essa inauguração, sendo 80% a primeira oportunidade de emprego para jovens de até 21 anos, todos moradores da Praia Grande. Com mais esse restaurante, a companhia está empregando, no total, cerca de 350 pessoas no município, incluindo o quadro de colaboradores das outras quatro unidades instaladas na Praia Grande.

E por falar em geração jovem, a gestão da nova unidade conta com a chamada “2ª geração”, que é quando o Franqueado dá continuidade ao negócio com seu filho ou filha, no qual este recebe todo o treinamento necessário por parte da companhia para o processo de sucessão. Só assim o(a) filho(a) poderá assumir o restaurante herdado do pai.

César Monteiro, filho de Ronald, assumirá como Gerente da nova unidade, após ter sido aprovado em um rigoroso processo de entrevistas e avaliações, e ter passado por todas as fases de treinamento da companhia, com duração de nove meses. “Minha expectativa com esse novo desafio está altíssima. Fiz o treinamento in loco, conhecendo todas as etapas do restaurante, como Atendente, Treinador, Supervisor, Gerente de Plantão e Gerente de Restaurante, além de todo o conteúdo que precisa ser estudado, feito de maneira 100% online pela primeira vez. Também passei um período como Gerente de uma outra unidade na Praia Grande durante um mês, o que foi um conhecimento extremamente grandioso”, diz Cesar. “Estou muito contente com essa experiência. O novo restaurante estará localizado em uma Avenida super movimentada, muito jovem e que tem tudo a ver com o Méqui”, completa.

“Para mim, como pai, é uma honra dizer que a expansão está sendo passada de geração para geração. O César estudou muito, passou por todos os treinamentos da rede e tenho a total certeza de que ele fará uma ótima gestão”, declara Ronald.

Sustentabilidade
Alinhada às iniciativas de sustentabilidade da rede, a unidade conta com jardim natural, separação de lixo, coleta de gordura usada e está equipada com sistema de captação de água da chuva e de condensação do ar-condicionado. Toda a água armazenada será reutilizada em descargas e torneiras.

Além disso, o restaurante trabalhará com ações da plataforma Receita do Futuro, criada pela Arcos Dorados para guiar o trabalho social e ambientalmente responsável da companhia. Entre as iniciativas, está o programa de redução de plásticos de um só uso, que já soma ações como a substituição das embalagens de plástico de saladas por outras fabricadas com papel cartonado certificado, redução do uso de tampas de plástico para bebidas e sobremesas, fim da entrega proativa de canudos, entre outras. Até o fim de 2020, o programa gerou a redução de 40% no uso do material nas operações da rede, o que equivale ao total de 1.400 toneladas de plástico de um só uso retirados dos restaurantes.

McProtegidos
Todos os restaurantes McDonald’s contam com o programa McProtegidos, iniciativa da rede aplicada por todo o Brasil, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância de respeitar o distanciamento social, além de reforçar as medidas de higiene visando um ambiente ainda mais seguro no período da pandemia, sempre de acordo com as determinações das autoridades locais. Entre as medidas, estão o uso de placas de acrílico nos balcões e Drive-Thru, dispensers de álcool em gel pelo salão, adesivos de orientação nas filas, além do uso de equipamentos de segurança pelos funcionários, como máscaras, viseiras e luvas.

Portas Abertas Online
Para quem deseja visitar a cozinha do McDonald’s sem sair de casa, o Méqui lançou a primeira edição do Portas Abertas Online, famoso programa da rede que convida os clientes a visitarem as cozinhas dos restaurantes e conhecerem todos os procedimentos de Qualidade, Segurança, Limpeza e Sustentabilidade da companhia. A iniciativa é um desdobramento do Portas Abertas presencial, que já recebeu mais de 10 milhões de pessoas nas cozinhas brasileiras, e em sua versão online mostra o que mudou com a pandemia e explica a importância de seguir as orientações de distanciamento e higienização, tudo com foco no bem-estar dos funcionários, clientes e parceiros.