Sem dúvida, 2021 se consolidou como o ano das microfranquias. Por oferecer um valor de investimento mais baixo, de até R﹩ 105 mil, o modelo de negócio atraiu investidores que perderam seus empregos durante a pandemia, ou que queriam ter o próprio negócio ou ainda aqueles que buscavam ter uma fonte de renda extra. O sucesso foi tanto, que levou a ABF – Associação Brasileira de Franchising, a criar o ranking inédito das Maiores Microfranquias do Brasil.
Ainda de acordo com a ABF, 557 redes brasileiras operam com modelos de microfranquias. E nos próximos anos este número deve aumentar: 36% das redes que ainda não têm modelos de baixo custo afirmam ter interesse em desenvolver opções no formato.
Os setores de serviços, educação, meios de pagamento, alimentação e saúde estão entre os que tiveram melhores resultados no período de crise pandêmica e essa tendência deve seguir no próximo ano. Por isso, confira microfranquias para investir em 2022.
Maria Brasileira
A rede, que oferece serviços e cuidados residenciais e corporativos, foi eleita a Melhor Microfranquia de 2021. A premiação reconheceu o excelente desempenho da empresa, mesmo em tempos de crise. Atualmente são 410 unidades, espalhadas por todo o Brasil, com investimento inicial de R﹩ 36.500,00. A possibilidade de trabalhar em casa tem atraído muitos empreendedores: 70% da rede é modelo home office. E o sucesso do negócio também é confirmado pelos multifranqueados: 40% da rede está nas mãos de empreendedores que têm duas ou mais unidades.
Kumon
O Kumon é uma rede de franquias de educação em franca expansão, presente em mais de 55 países e com mais de 4 milhões de alunos. No Brasil, as mais de 1500 unidades atendem mais de 180 mil alunos em todas as regiões do país e, com isso, se consolidou também como a maior rede de franquias de educação do país. O investimento inicial é de R﹩ 40 mil.
ACQIO
A ACQIO é uma fintech com foco em entregar soluções de pagamento para o varejo brasileiro. Está presente em mais de 2.500 municípios, desenvolvendo produtos e serviços que ajudam a alavancar nossa economia, que vão de soluções de captura, a transações eletrônicas, produtos de crédito, serviços para gestão e muitos outros. Investimento inicial a partir de R﹩ 12 mil.
Ceofood
A Ceofood atua no segmento de delivery com um aplicativo que conecta bares, restaurantes, farmácias, pet shop, supermercados e outros lojistas, com os seus clientes, oferecendo consultoria, agilidade e praticidade. Fundada em 2017, está presente em mais de mais de 20 estados, com mais de 300 franquias no Brasil. Investimento inicial de R﹩ 24 mil.