A expansão é um dos grandes objetivos do franchising: colocar uma empresa na condição de franquia dá a oportunidade de outras pessoas comercializarem sua marca e, consequentemente, aumentar seu raio de atuação. Quanto mais unidades tem uma marca, mais responsabilidade tem a franqueadora.
Cada franquia possui seu próprio projeto de expansão e suas regiões de interesse, mas como conciliar tantas unidades em lugares diferentes e, muitas vezes, distantes da franqueadora?
Por conta do tamanho continental do Brasil, algumas franquias optam por comercializar o modelo de másterfranqueado para auxiliar na administração do negócio em regiões específicas. Diferentemente do franqueado comum que administra apenas sua própria franquia, o másterfranqueado possui direitos e responsabilidades para toda uma região, não apenas sua unidade.
“O máster não é sócio da marca, mas é alguém que tem plena liberdade para opinar e tomar decisões acerca da região em que atua, ele é o representante direto da marca naquele local”, explica Henrique Mol, diretor executivo da Fórmula Pizzaria, rede do segmento de alimentação que atua com a modalidade de másterfranquia. Na Fórmula, o másterfranqueado atua através da modalidade Satélite, com investimentos de R$380 mil.
Na maioria dos casos, o másterfranqueado é alguém que possui certa experiência no mercado de franquias e tem o conhecimento necessário para comercializar os produtos e serviços oferecidos pela marca – além de comercializar novas unidades e buscar novos franqueados, o máster é um ponto de suporte na região.
Para Mol, uma das grandes vantagens do másterfranqueado está no suporte prestado: “Se você tem várias franquias no Ceará, por exemplo, e sua matriz fica em Belo Horizonte, é mais fácil ter um másterfranqueado na região de Fortaleza para prestar suporte nessas unidades do que enviar alguém de Minas sempre que necessário”, explica.
Por conta de sua responsabilidade e por atuar diretamente como um representante da marca, o máster recebe uma maior quantidade de royalties do que franqueados comuns (ao mesmo tempo, a másterfranquia também custa mais caro do que uma unidade comum). “A economia vem em diversas frentes, principalmente no tempo e no investimento, ao invés de gastar com passagens para atender um franqueado numa região distante, por exemplo, confiamos no Satélite para dar esse apoio”, diz Mol.
Pode confiar
Para atuar no modelo Satélite como másterfranqueado da Fórmula Pizzaria é necessário ter ao menos uma operação franqueada na modalidade Delivery + Mesa – este franqueado ficará responsável pelo abastecimento das operações, consultoria in loco às unidades franqueadas (uma vez ao mês), desenvolvimento de área e treinamento de implantação de novas unidades. “É de responsabilidade do Satélite a distribuição e comercialização dos produtos aos franqueados de rua região, logística de entrega e faturamento da operação”, explica o diretor.
Além disso, nessa modalidade, o Satélite recebe da franqueadora candidatos interessados em se tornar novos franqueados da marca. “Todas as negociações cabem à franqueadora, mas é fundamental a participação do franqueado Satélite, principalmente na busca e avaliação de novos investidores”.
Ao todo, são 18 regiões disponíveis para atuar como franqueado Satélite pela Fórmula Pizzaria. Alguns estados, principalmente pela sua importância econômica, possuem mais oportunidades de atuação nesse modelo – é o caso da Bahia (com três regiões), Minas Gerais (quatro regiões), Rio de Janeiro (duas regiões), São Paulo (quatro regiões) e Paraná (duas regiões).
“Dar início a um plano de expansão nunca é algo simples, requer muito estudo e consultoria. É exatamente por isso que desenvolvemos o modelo Satélite, para levar nossa presença em lugares que, talvez, não conseguiríamos chegar sem um parceiro de confiança que pudesse nos dar esse respaldo”, finaliza Mol.