Flavio Goulart Barbosa, 42 anos, é um empreendedor que valoriza o conhecimento e seu compartilhamento para desenvolver pessoas e negócios. Máster franqueado da iGUi – maior rede de franquias de piscinas de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) do mundo -, coproprietário da fábrica de Prata (MG) há pouco mais de dois anos, Flavio foi o recordista de vendas de piscinas no mês de maio, em plena pandemia do novo coronavírus. O volume comercializado foi 210% maior frente a maio de 2019.
Mas antes de explicar como o máster franqueado da iGUi alcançou esse excelente resultado, é preciso voltar um pouco no tempo.
Metalúrgico por 18 anos, Flavio decidiu pelo empreendedorismo em 2003, quando começou a fazer casas para vender. Anos depois, conheceu um amigo que tinha uma loja iGUi em Taubaté, interior de São Paulo. O amigo estava mudando de cidade e ofereceu a loja a Flavio. Ele e a esposa Karina Miranda compraram a unidade e, então, em 2012 participaram da Convenção já como lojistas da iGUi, iniciando uma bela trajetória de sucesso nos negócios.
“O que eu busquei de conhecimento e algo que foi transformador para mim e para as pessoas que trabalham comigo foram duas formações que fiz em coaching, e assim eu tenho levado desenvolvimento pessoal para essas pessoas”, conta Flavio. Atualmente, o fabricante da iGUi atende 28 franqueados lojistas no Triângulo Mineiro, Alto Parnaíba, Goiás, Distrito Federal e Tocantins.
Encontros de Estudos
A metodologia de gestão vitoriosa de Flavio é baseada em reuniões que ele denominou de “Encontros de Estudos”. “Sempre fiz reuniões on-line desde que cheguei, e presenciais. Sempre junto demais as pessoas porque acredito muito na troca de conhecimento e em mostrar alguns casos de sucesso. Eu tenho caso de lojista que teve 800% de aumento nas vendas. Isso é primordial que eu leve a outras pessoas, para ver quais foram os gatilhos, o que usaram, quais foram as decisões. Mais do que tudo, eu mostro a eles [franqueados] a curva de crescimento ou descendente”, salienta.
Desde a segunda semana que assumiu a fábrica na mineira Prata, Flavio iniciou seus encontros. As reuniões presenciais, que antes eram realizadas a cada 45, 60 dias em uma loja sorteada, passaram a ser semanais e on-line devido à Covid-19.
Os encontros sempre têm um tema pré-definido por Flavio e são um espaço para que ele e seu time de franqueados debatam um livro. “Eu sempre leio um livro que faça sentido para nós”, diz.
A obra que está sendo estudada no momento é O homem mais rico da Babilônia, de George Samuel Clason, na versão interpretada por Karen MacCreadie. Segundo Flavio, o objetivo é fazer com que os franqueados aprendam a administrar melhor seus recursos financeiros. Flavio conta que a parte financeira do livro lhe chamou muito a atenção. “Estão todos vendendo. Agora eu quero que todos saibam como lidar com o dinheiro, um dos grandes desafios da humanidade”, afirma. Além do livro, Flavio exibe vídeos para que os franqueados “’abram a cabeça’ em relação ao dinheiro porque tão difícil quanto não ter, é ter e mantê-lo também”, completa.
Até o momento já foram realizados 12 encontros on-line e oito ainda serão feitos para concluir o estudo. Anteriormente, o livro analisado foi O segredo da mente milionária, de T. Harv Eker, colocando o time de lojistas numa “pegada financeira”, como diz Flavio.
Recorde de vendas durante a pandemia
Para alcançar o recorde de vendas de piscinas neste mês de maio (210%), Flavio conta que esteve mais do que nunca próximo dos 28 lojistas iGUi que atende. Além dos encontros semanais on-line, Flavio também se dedicou a transmitir o cenário da área de construção civil, ressaltando que o negócio de piscinas não oferecia risco de transmissão, por envolver poucas pessoas numa obra, ser realizado em ambiente aberto e que todos teriam sucesso. “Transmiti a eles a minha visão, da diretoria e do negócio, e como ia se comportar a pandemia. Passei isso como verdade absoluta, assim eles entenderam e foram para cima”, diz.
Outra forte ação do máster franqueado e de seus lojistas, com suporte da iGUi, foi investir no e-commerce. Segundo ele, foram feitas 150% mais postagens, atacaram as redes sociais com bastante patrocínio e assim tiveram uma forte curva de crescimento nas vendas on-line. “Vendemos, inclusive, mais piscinas sofisticadas, não só as mais comuns”, salienta.
Formada em Administração e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Karina, a esposa de Flavio, é representante em Goiânia da UNLIMITED, modelo de piscina inovador e diferenciado criado pela iGUi. Não por acaso, sua loja é também um case de sucesso na rede.
Confiante na qualidade do seu trabalho, da sua equipe de franqueados lojistas e também de seus colaboradores, Flavio afirma que não se surpreendeu com o resultado positivo que alcançou “porque sabia que era algo que estava sendo construído. É a execução de um trabalho de uma equipe muito forte”, afirma.
Paulista de São José dos Campos, Flavio mora em Goiânia pela localização estratégica. Da capital de Goiás ele vai à fábrica de Prata (distante 320 km de sua casa) uma vez por semana e atende os lojistas das demais localidades que sua fábrica abrange.
Como mensagem para os demais franqueados da iGUi e TRATABEM (franquia de serviços de limpeza, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas) e empreendedores em geral, Flavio afirma: “Lute pelo seu objetivo”. E acrescenta uma outra frase que costuma dizer: “A fé na vitória tem que ser inabalável”.