Máster franqueado acelera a expansão e é boa opção para expandir em grandes territórios

Ainda pouco utilizado pelas franquias em início de expansão, o sistema de máster franqueado regional permite que um franqueado torne-se diferenciado no sistema e tenha a concessão para transmitir o know-how de implantação, operação e comercialização da linha de produtos ou serviços de uma franquia.

Nesse caso, esse profissional, por força contratual, passa a deter o direito de subfranquear as unidades de negócio, atuando como substituto da franqueadora. Para ter esse direito, normalmente ele faz um investimento maior junto à franqueadora e proporcional ao potencial do território que assumirá. O máster franqueado repassa à rede um percentual de todas as taxas que recebe pela concessão de subfranquias. 

A rede de imobiliárias Nova Capital resolveu adotar essa estratégia para crescer nacionalmente. Para isso, é necessário investir entre 300 mil a 2 milhões (o valor varia de acordo com o potencial do Estado em que o máster franqueado vai atuar) com retorno previsto do investimento em 24 meses. O novo associado ficará responsável por uma determinada área para expansão. A rede, que já conta com máster franqueados no Mato Grosso, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo Capital, Campinas e Baixada Santista. Em 2017, a empresa teve um faturamento de R$80 milhões e prevê faturar R$400 milhões em 2018.

De acordo com Rafael Bussolaro, CEO da franquia, a escolha do sistema de máster franqueados foi definida como estratégia da rede para a expansão, devido às dimensões continentais do país e a velocidade com a qual a rede deseja chegar a todos os estados. Até o final de 2019, a rede, que possui três modelos de negócio, pretende atingir 150 unidades no Brasil.

Na Nova capital, durante o contrato de 10 anos o máster franqueado funcionará como um sócio da franqueadora, pois receberá uma porcentagem dos royalties e da taxa de franquia. Para tanto, ele também terá vários deveres e obrigações, sendo que sua primeira função será a venda de franquias.  Após essa venda, ele deve dar todo o suporte de implantação e operação ao novo franqueado, sempre com a supervisão da franqueadora.

Sobre o perfil do máster franqueado ideal, Bussolaro é bem específico: “Procuramos pessoas que tenham conhecimento de vendas, proativos, comunicativos, disponibilidade de tempo para viagens e treinamentos e que se engajem com a empresa, para termos um crescimento sadio e sustentável”.