Marketing e sorrisos

A Clínica Ortodontic Center surgiu em Londrina, Paraná por inciativa de casal de dentistas Fernando Massi e Ana Lucia de Souza Massi em 2002. O planejamento e gerenciamento eficientes do empreendimento logo chamaram a atenção de outros profissionais que quiseram montar clínicas nos mesmos moldes. A primeira franquia foi aberta em Florianópolis e os empresários-dentistas optam pelo modelo de conversão de consultórios independentes em franquias.

Hoje já são 164 unidades em todo o Brasil. Não é para menos: além da qualidade do atendimento e da gestão eficiente, a Ortodontic Center está em um dos setores de maior crescimento dentro de franquias, segundo a ABF: o setor de Saúde.

Mas e o marketing? Que papel desempenha nesse crescimento? Como são as restrições e regulamentações de um nicho específico como esse, que trabalha com saúde? Dá para inovar?

Conversamos com Claudia Consalter, Diretora de Marketing da Ortodontic Center Franchising para saber mais.

Mapa das Franquias: Como funciona o marketing da Ortodontic? Em se tratando de serviços ligado à saúde das pessoas, existem particularidades que merecem ser destacadas? Quais?
Claudia Consalter: A Ortodontic Center possui um Setor de Comunicação Integrada, com atuação de profissionais multidisciplinares, que garante todo o suporte e apoio aos nossos Franqueados em ações de comunicação, divulgação, marketing e fidelização de clientes. Além disso, o Setor é responsável pela gestão de todas as ferramentas e veículos de comunicação que são utilizadas na fixação e fortalecimento da marca Ortodontic Center e aproximação com os públicos da Rede.
As ações da área da Odontologia respondem ao Código de Ética Odontológica do Conselho federal de Odontologia (CFO), que dispõe de um capítulo especifico sobre ações de comunicação. A Ortodontic Center atua na área seguindo as normas descritas no Código. Tais normas visam resguardar a população de práticas abusivas.

Estratégia global com espaço para ação local

Mapa das Franquias: Quando o assunto é marketing, o que é responsabilidade do franqueador e o que é responsabilidade do franqueado?
Claudia Consalter: O planejamento de Comunicação da Rede, a definição das estratégias e campanhas são de responsabilidade da Franqueadora, assim como a realização de pesquisas de mercado, novas tendências e ferramentas de comunicação. Todos os estudos e materiais produzidos são passados aos Franqueados.
Ao Franqueado cabe implantar as campanhas disponibilizadas, seguindo os manuais e orientações da Franqueadora. Além de zelar sempre pela reputação e imagem da marca.

Mapa das Franquias: Os franqueados podem de alguma maneira contribuir com o marketing da franqueadora como um todo ou só atuam em sua unidade específica?
Claudia Consalter: Os Franqueados da Rede contribuem com ideias e sugestões que, após análise pelo Conselho de Franqueados, são testadas pela Franqueadora e, em caso de resultados positivos, são aplicadas em todas as Unidades. Exemplo: Implantação do Fórum de Franqueados Ortodontic Center, um espaço exclusivo criado para os Franqueados da Rede para discussão de diversos temas relacionados ao negócio. Nele, os Gestores das Unidades podem trocar experiências, apresentar ideias, dúvidas, sugestões e analisar problemas em conjunto, sempre buscando as melhores soluções para todos.
Os Franqueados também podem realizar ações de comunicação locais, porém sempre validadas pela Franqueadora.

Mapa das Franquias: Algum case para nos contar?
Claudia Consalter: O Concurso Cultural Ortodontic Center é uma ação educativa e de responsabilidade socioambiental, realizada anualmente pela Rede Ortodontic Center, que visa lançar ideias e despertar as crianças para assuntos de grande importância no cenário nacional e mundial. A cada ano, o Concurso trabalha com um tema diferente sempre voltado para temas atuais e de interesse geral. Todas as Unidades da Rede participam da ação selecionando as 5 melhores contribuições locais que concorrem à premiação nacional. O Concurso é realizado nas escolas parceiras da Ortodontic Center no Projeto Lição de Sorriso.

Os desafios da expansão em 2016

Mapa das Franquias: É possível crescer apesar da crise? Quais os planos para 2016? Como o marketing entra nisso?
Claudia Consalter: Sim. O desempenho e resultados dos nossos Franqueados, que mesmo durante a crise, são positivos e vem crescendo continuamente, mostram que a Ortodontic Center está preparada para enfrentar essa fase sem problemas. O know how da Ortodontic Center aliado a todo o suporte oferecido pela Franqueadora e empenho dos nossos Franqueados têm garantido o sucesso das Unidades.
A Ortodontic Center mantém um interesse constante no fortalecimento, profissionalização e crescimento da Rede. Ser reconhecida pela nossa excelência no segmento da odontologia é um dos nossos maiores objetivos. Para tanto, estamos elaborando um novo modelo de negócio. Iniciamos um trabalho de revisão de processos internos e mudanças na operação das Clínicas com o objetivo de melhorar ainda mais a experiência dos nossos pacientes e também dos nossos Franqueados, com o apoio de uma Consultoria especializada em Franchising.
Para os pacientes Ortodontic Center visamos reduzir o tempo de permanência na Clínica, aumentando o conforto e tornando a complexa ida ao dentista uma experiência agradável. Para os Franqueados da Rede, visamos otimizar os recursos e reduzir o tempo de retorno do investimento e na área da Expansão, a Ortodontic Center vai trabalhar com foco no mercado de São Paulo e com nova metodologia de seleção de Franqueados, voltada para profissionais de todas as áreas e não só dentistas.
Este investimento vem para elevar a marca Ortodontic Center a outro patamar, engrandecendo e valorizando todas as Unidades Franqueadas da Rede.

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