market4u abre mais de uma franquia a cada 24 horas e registra crescimento de 70% em 2023

Líder no segmento de mercados autônomos, rede chega ao maior condomínio da América Latina e prevê faturar R$ 340 milhões em 2024

foto Rafael Uniga

Líder do segmento de mercados autônomos no Brasil com mais de 2100 unidades, o market4u, que opera em condomínios comerciais e residenciais, registrou crescimento de 70% em 2023, quando alcançou faturamento de R$ 170 milhões. Um dos motivos do feito foi a celeridade de expansão: durante três meses do último ano, a rede inaugurou mais de uma franquia a cada 24 horas e instalou seu mercado autônomo no empreendimento Único, na cidade de São Paulo (SP), que com 2.380 apartamentos e aproximadamente 10 mil moradores, é o maior condomínio da América Latina. Neste ritmo de expansão, a rede prevê alcançar até dezembro deste ano, um faturamento de R$ 340 milhões.

Para Eduardo Córdova, CEO do market4u, essas conquistas da rede são sinônimos de sucesso. “Somos pioneiros neste modelo de negócio no país e quando criamos o market4u, os brasileiros ainda eram bem resistentes e receosos quanto às lojas autônomas, então, ter crescido de forma sustentável, ganhado notoriedade para inaugurar mais de uma franquia por dia e chegado ao maior condomínio da América Latina, é com certeza, um triunfo”, explica Córdova.

Segundo Priscila Aguiar, síndica do empreendimento Único, o market4u foi escolhido, dentre outras 11 redes, devido a força da marca no mercado. “Nosso condomínio funciona como uma mini cidade e carecia de versatilidade para os moradores e o market4u é muito forte no mercado, oferecendo uma grande diversidade de produtos e possibilidades para as pessoas efetuarem as compras”, conta Priscila.

Uma história de sucesso

Embora esteja presente no mercado há apenas três anos, o market4u tem expandido exponencialmente desde o início de suas atividades. Em 2021, a rede faturou R$ 60 milhões e no ano seguinte, cresceu 66,6%, faturando R$ 100 milhões. Já no início de 2023, o market4u foi classificado pela Associação Brasileira do Franchising – ABF como a 4ª maior microfranquia do Brasil e, ainda no primeiro semestre do ano, alcançou o marco de 2100 unidades em operação e mais de 400 franqueados.

Para conquistar cada vez mais espaço no mercado, o market4u investe em estratégias de negócios, que vão desde uma parceria com o apresentador Celso Portiolli, sócio e embaixador da marca, até a implementação de tendências vindas da China como, por exemplo, o ecossistema tecnológico e um super app, aplicativo que visa a experiência unificada do usuário.

A franqueadora também não poupa esforços para satisfazer as necessidades dos franqueados e consumidores finais. Para se ter uma ideia, em abril de 2023, o market4u inaugurou um centro de distribuição em Osasco com mais de 1.775 m² de estrutura para atender 480 pontos de vendas situados na capital e no ABC paulista. Pouco antes, em março, a rede iniciou a transformação dos pontos de venda em pontos de relacionamento e experiência, os chamados PDX, que possuem diversas ações para requintar a vivência dos clientes como, por exemplo, o market4u Fest, um evento com o objetivo gerar conexão com os consumidores.

Para Córdova, esse é apenas o princípio de uma longa jornada de sucesso. “Fechamos 2023 com um cenário onde mercados autônomos não são mais uma novidade para os consumidores, e sim uma realidade nas principais cidades do país, porém, o modelo de negócio ainda pode se consolidar no mundo corporativo”, comenta o executivo.

Futuro Promissor
Estudando o mercado e o cenário do segmento de lojas autônomas no país, o market4u mapeou que no Brasil existem mais de 30 mil empresas com mais de 100 funcionários. Córdova acredita que, nos próximos anos, 80% dos mercados autônomos do país serão sediados nessas corporações. “Nosso plano para 2024 é expandir o número de lojas em pontos comerciais, que hoje representam 10% das nossas unidades. Com isso, pretendemos encerrar o ano com mais de 4 mil unidades em operação em todo o território nacional e, até 2028, alcançar o total de 50 mil lojas e faturamento de R$ 6 bilhões”, finaliza o CEO do market4u.