Marcas apostam em descontos, vouchers e ações em todo o mês de novembro

Na retomada pós-pandemia, marcas esperam que período alavanque as vendas de Natal

O fim do ano deve ser um momento positivo para o comércio. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo espera movimentar pelo menos R$ 34,3 bilhões neste Natal, um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período em 2020.

E a expectativa é de que a Black Friday, que marca a abertura da temporada de compras natalinas, seja o pontapé inicial para um processo de recuperação do setor, que amargou resultados negativos em 2020, em meio à pior fase da pandemia.

Na Black Friday do ano passado, o varejo registrou uma redução nas vendas, apesar de ter alcançado bons números no e-commerce. De acordo com um levantamento feito pela consultoria EbitNielsen, ainda que as vendas online tenham movimentado R$ 3,1 bilhões apenas no dia 27 de novembro, o faturamento em vendas físicas teve queda de 25,5%.

No Natal, segundo o Indicador de Atividade do Comércio – Natal, da Serasa Experian, foram registradas quedas ainda mais significativas. Na semana da celebração, as transações em lojas físicas tiveram queda de 10,3% em comparação com o mesmo período de 2019 – o pior desempenho do setor desde 2003.

Mas, para a Black Friday deste ano, as expectativas são as melhores possíveis. E o plano dos varejistas tem sido, cada vez mais, antecipar as ações e promoções relativas à data. Na prática, a Black Friday está virando um mês especial para o comércio, o Black November. Entre as apostas do varejo estão a aplicação de descontos progressivos, a oferta de brindes e a antecipação de algumas promoções, com itens a preços promocionais ao longo do mês.

Vouchers, descontos, aquecimento

Grupo HOPE

O Grupo Hope terá ações para as marcas HOPE e HOPE Resort. A HOPE fará a Sexy Night, com 30% de desconto no site todo da meia-noite até 1h no dia 11 de novembro, e a HOPE Resort contará com a Summer Night, na qual os descontos chegarão a 40%.

Ambas as marcas farão a “batalha de produtos” nas redes sociais. Nelas, os clientes escolherão peças de diferentes coleções no Instagram e a mais votada é a que receberá o desconto. No caso da HOPE, as vencedoras terão 40% de desconto entre os dias 22 e 23. Já na HOPE Resort, quem for escolhida terá 30% de desconto somente no dia 24.

Ambas as marcas contam com um esquenta. Para a HOPE, será de sexta a domingo nos finais de semana que antecedem a Black Friday e seguirá a dinâmica de leve 04 peças e pague 03, em que a peça de menor valor será gratuita.

Já na HOPE Resort, o primeiro Esquenta Black Friday, em que as consumidoras poderão aproveitar 25% OFF em shorts, bermudas e saias fitness ocorre no primeiro fim de semana de novembro. O segundo acontecerá nos dias 19 a 21 de novembro e garantirá 50% OFF em produtos selecionados.

Durante os dias 26, 27 e 28, haverá uma seleção produtos com desconto até 70%. O mesmo acontece no dia 29 durante a Cyber Monday.

“Nossa expectativa está bastante alta. Estamos desde maio conseguindo superar consistentemente os números de 2019 e temos uma estratégia muito bem planejada no sentido de entrada de coleções, marketing e ações comerciais”, diz Elton Deretti, diretor comercial do Grupo HOPE.

Grupo Uni.Co

As marcas do Grupo Uni.co terão ações diversas durante o período. Para a Imaginarium, a Color Friday, que acontece entre 1º de novembro e 5 de dezembro, terá três blocos. O primeiro, o Esquenta Color Friday, acontece do dia 1º ao dia 28 de novembro. O segundo ocorre de 16 de novembro a 5 de dezembro e o terceiro, a Cyber Week, de 29 de novembro a 5 de dezembro. Os descontos irão de 20% a 80%.

A expectativa é que haja um crescimento de 10% nas vendas em relação a 2020 no mesmo período. Também é esperado que as ações da Color Friday impulsionem as vendas de final de ano como um todo, e faça os consumidores se interessarem pelos lançamentos.

A Casa Mind, por sua vez, conta com a Surreal Friday, que teve início em outubro e irá até o dia 28 de novembro. Os descontos irão até 60%. A expectativa de crescimento de vendas também é grande: a projeção é de um crescimento de 140% em relação a 2020.

“Estamos investindo alto neste mês de novembro para aquisição de novos clientes, e entendemos que esse efeito vai ser importante para que o cliente se lembre da Casa MinD quando for comprar seus presentes de final de ano. A partir da segunda quinzena de novembro já teremos comunicação voltada para o sazonal, em paralelo à Surreal Friday”, comenta Fernanda Prazeres, Gerente da MinD.

A Puket, outra marca do Grupo Uni.Co, espera um aumento de 15% nas vendas e projeta que, ao encontrar produtos com preços reduzidos, o consumidor se sinta motivado a adquirir outras mercadorias. Em 2021, a Happy Friday, terá alguns produtos já com descontos de até 40%.

Mais Top Estética

A Mais Top Estética, rede de serviços de beleza, saúde e bem-estar, oferecerá uma série de descontos, chegando até 50% nos tratamentos em todas as unidades. Além disso, quem adquirir o combo de chás Fases terá uma sessão gratuita de qualquer procedimento, com exceção dos injetáveis.

Em volume de faturamento, a expectativa é crescer 169% em comparação ao mesmo período em 2020. Já em relação ao fluxo de loja, o objetivo é um aumento de 125%.

“Essa é uma data fundamental para os resultados do último trimestre, juntamente com o Natal. A nossa estratégia é levantar a relevância da marca em novembro e usar isso para impulsionar dezembro”, explica Marcel Magalhães, diretor de Marketing da Mais Top Estética.