Mães e filhas nos negócios

No ambiente empresarial é o relacionamento produtivo que faz a diferença. E quando este relacionamento vem temperado com o sentimento mais intenso da humanidade, o de mãe e filha? Será que o calor do cuidado junto com o desconforto de uma repreensão combinam com os negócios?

Aurianete Camboim de Macena, 54, e Vannessa Macena, 25, mãe e filha, respectivamente, afirmam que sim. Proprietárias da franquia Fábrica Di Chocolate, rede de quiosques especializado em fondue express com chocolates e sobremesas saudáveis, são elas que conduzem a parte burocrática e produtiva do negócio. Áurea é responsável pelos departamentos financeiro e jurídico, Vannessa coordena a área de desenvolvimento de produtos e treinamento de franqueados. Juntas elas dão vida a uma companhia de gestão familiar com cerca de 28 colaboradores, que movimenta anualmente R$ 22 Milhões e conta com 89 unidades presentes em 7 países. 

Elas passam o dia todo juntas. Às 6h da manhã vão para a academia. Após as atividades físicas vão para o escritório onde dirigem o negócio da família.  Depois do horário comercial, Aurea sempre tem algumas atividades como cursos, palestras, a Vannessa vai concluir a faculdade na área de Administração de Empresa, pois há 3 anos, morava em São Paulo, onde cursava Engenharia de Alimentos.

A volta de Vannessa pra Joinville, foi uma doce surpresa para os pais, ela tomou gosto pela empresa, tornando-se empresária no negócio da família. O que ninguém esperava era que a pró-atividade da filha iria render frutos tão positivos para o negócio. Conhecida pelas características de persistência e determinação, Vannessa trouxe o que hoje é o grande diferencial da marca: a proposta de chocolates do mais puro chocolate, sem gordura hidrogenada, sem gordura trans e sem glúten. Com inúmeros quiosques presentes no mercado, o diferencial dos chocolates saudáveis fortaleceu o conceito de qualidade da marca que atua também com frutas frescas e selecionadas. O know-how na área de alimentação, decorrente do curso de engenharia de alimentos, fez a filha ter uma visão futurística daquilo que seria uma inovação promissora. 

Neste processo a matriarca da família e advogada do negócio cuidou de toda a parte burocrática e acreditou no conhecimento da filha. “A proximidade aumenta a confiança em situações que exigem a tomada de decisão e isso gera uma energia muito positiva. Acreditei na intuição da minha filha e hoje somos uma marca com um diferencial sustentável e promissor”, ressalta Áurea Macena. 

Sabemos que o sucesso de uma marca é motivado por uma gestão eficaz. Além do perfil visionário da filha e atuação da mãe como especialista jurídica, a atuação das duas juntas rendeu um equilíbrio bastante funcional da direção da companhia. De um lado a experiência da mãe com o relacionamento em equipe. Do outro lado o perfil racional da filha, responsável pelo treinamento e posteriormente a implementação de metas.

“Essa combinação foi positiva nos negócios. Conversamos bastante e quando uma está cedendo muito para o seu perfil natural, a outra alerta e auxilia a conduzir a situação”, destaca Vannessa Macena. 

Entre os desafios a mãe pondera a dificuldade de não levar assuntos profissionais para casa. Segundo Áurea, isso é muito difícil, mas acaba sendo produtivo, pois fora do caldeirão intenso de atividades elas acabam encontrando soluções mais sensatas para diferentes tipos de problemas.

Para mães e filhas que querem abrir um negócio:

Para Áurea Macena trabalhar junto com a filha é uma experiência prazerosa e assertiva para os negócios, mas exige cuidados. Ela pontua que as divergências no trabalho existem, mas devem ser respeitadas. Nestes casos, são os indicadores, sejam com pesquisas ou opinião de especialistas, que devem prevalecer. No entanto, há certos cuidados que devem ser analisados antes da iniciativa das duas comandarem um negócio. São eles: 

Identificação com o negócio: o sonho de qualquer mãe, ao construir um negócio, é colocar o seu filho (a) para dar sequência ao empreendimento. Porém é importante analisar se este também é o sonho do filho (a). Se não for é extremamente arriscado manter um colaborador infeliz, seja qual for o grau de parentesco, no negócio. 

Planejamento: Gerenciar um negócio exige dedicação e renúncia, principalmente no início da jornada, mas tudo tem um limite.  O almoço na casa dos avós, a ajuda nas compras de roupas, os conselhos na vida amorosa não podem nunca sair de cena. A dádiva de ser mãe é o maior presente divino na vida de uma mulher. Nada na vida justifica a perda destes momentos.  

Função de ambas bem definida:  É importante ficar claro e bem definido a função de cada uma na empresa. Diferente da vida pessoal, no ambiente profissional é importante cada uma concluir sua atividade sem a interferência da outra. Às vezes, o excesso de intimidade acaba fazendo com que uma assuma a responsabilidade da outra, por conta de uma determinada situação. É preciso estar atenta e jamais permitir que esta situação se torne rotina.