Criado em uma família tradicional de pecuaristas em Ponta Grossa (PR), no interior do Paraná, Lucas Ribas aproveitou todo o conhecimento que herdou de seu pai sobre produção, comercialização e consumo de carnes para fundar e assumir o comando da primeira franquia de açougue gourmet do Brasil. Desde que foi inaugurada, em julho de 2014, a primeira loja do Da Fazenda Açougue Gourmet não parou de chamar atenção dos moradores da região devido ao espaço arrojado que nada lembra os açougues tradicionais e aos produtos de qualidade de ponta.
Para entender melhor a história do sócio fundador, Lucas é formado em Design Gráfico, pós-graduado em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e leciona para alunos de graduação em Publicidade e pós-graduação. Tais ocupações o auxiliaram, e muito, tanto na montagem da universidade corporativa implantada na rede, quanto na habilidade de convencer pessoas.
E foi esta habilidade que o sócio fundador usou para convencer o pai, o médico veterinário Damasceno Ribas, que seria válido vender sua parte em uma agência de publicidade em ascensão em Ponta Grossa para ingressar no negócio, visando profissionalizar a gestão e expandir por meio dofranchising. Diante disso, ele passou a se dedicar integralmente a empresa, com o auxílio de seu irmão, Igor Ribas. “Troquei a parceria com meu sócio pela parceria com meu irmão e passei um ano inteiro trabalhando em cima do plano de negócio do açougue para transformá-lo em uma rede de franquias”, acrescenta ele.
A partir deste momento, foram meses de pesquisa e um trabalho minucioso de planejamento e gestão para oferecer um suporte totalmente diferenciado aos franqueados. “Poderia ter lançado a franqueadora antes, mas fiz questão de deixar o negócio bem formatado, além de me inteirar ainda mais sobre o segmento em que atuamos. Após criar os modelos de negócios, elaboramos um estudo abrangente sobre o projeto que visa a expansão da marca, potenciais regiões de interesse, detalhes para a implantação de unidades e estratégias para consolidar o negócio”, explica o franqueador.
E foi assim, com um modelo de negócios inovador e bem formatado que Lucas vem registrando bons resultados. A primeira loja do Da Fazenda Açougue Gourmet conquistou um faturamento anual de cerca de R$ 1 milhão, em 2015. “O crescimento exponencial dos últimos meses nos mostrou que estamos no caminho correto ao apostarmos no franchisingpara expandir. Depois que inauguramos a loja modelo em Ponta Grossa, percebemos que muitas pessoas ficavam impressionadas com o conceito do negócio. Elas perguntavam se era uma franquia para poderem abrir uma unidade em outras cidades. Estamos otimistas, graças a um estudo feito a partir do IPC, que mostra que este modelo tem potencial para gerar 187 unidades espalhadas pelo país”, diz Lucas.
A expectativa para 2016 é abrir quatro franquias no Paraná (Londrina, Maringá, Cascavel e Curitiba) e mais quatro em Santa Catariana (Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú e Florianópolis), com previsão de faturamento médio mensal de R$ 120 mil por unidade. Já a expectativa para 2017 é inaugurar novas unidades no interior de São Paulo, no Mato Grosso do Sul e no Rio Grande do Sul. O investimento inicial para abrir uma loja da rede é de R$ 400 mil a R$ 730 mil, com taxa de franquia, capital de giro e instalação já inclusos no valor, com uma lucratividade que pode variar entre 8% e 15%.
Clique aqui e cadastre-se para receber informações exclusivas. É gratuito!