É certo que o Carnaval é praticamente uma das características dos brasileiros – como se fizesse parte do seu DNA. Para a grande maioria, inclusive, o Brasil só funciona depois dessa data! Tamanho é o evento, que há quem espere ansiosamente o ano todo pelos dias festivos, mas tem também quem prefira fugir de toda a agitação. Esse grupo, apesar de ser minoria, é um nicho em potencial para as agências de viagens que lucram ofertando destinos específicos para eles.
“Acreditamos que este ano as coisas devam melhorar muito – já sentimos essa reação. No Carnaval calculamos que deva ocorrer um aumento de 50% na procura. As pessoas aproveitarão esses quatro dias para descansar e conhecer lugares novos. É como se fosse uma miniférias”, disse Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem.
A franquia com foco em serviços de turismo acredita que neste ano as vendas aumentarão e o principal motivo é a recuperação da economia. Para ele, a época carnavalesca será um dos principais pilares para esse desenvolvimento, e aposta fortemente na categoria de pessoas que querem fugir da folia.
De acordo com o empreendedor, a microfranquia vem registrando uma grande procura por destinos calmos desde janeiro. “As pessoas querem saber mais sobre os locais, pesquisam nossos valores e já vinham se programando para o período”, relevou.
Entre as rotas, Henrique revela que o turismo de natureza vem fazendo grande sucesso. Foz do Iguaçu (PR), Lençóis (BA) e Parnaíba (PI), seguidos de Bonito (MS) e o Parque Nacional da Serra da Canastra; localizado em Capiltólio (MG) são os mais procurados.
O empresário conta que essas localidades reúnem uma série de passeios que possibilita ao turista se “desligar do mundo” e ficar mais próximo da natureza. Por isso a intensa procura. São cachoeiras, faunas, grutas cavernas, piscinas naturais, enfim, uma infinidade de possibilidades que incluem atividades radicais para quem quer se conectar com o verde.
Reação positivo anima o setor
Dois dígitos! Na avaliação do empreendedor esse é o número que o setor de turismo deva crescer esse ano. Henrique acredita na prospecção! Perspectiva que é reforçada inclusive pelo Ministério do Turismo, no qual, revela que as projeções são otimistas para 2018 devido à recuperação da economia e aquecimento do mercado de viagens.
“Para este ano, já contando com certa retomada da economia, esperamos um crescimento de 10% com relação ao período anterior”, opina a presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que reúne as maiores empresas do país, Magda Nassar.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), com representação em 26 estados e no DF, também aposta no crescimento de dois dígitos contra os 5% e 6% registrados nos anos anteriores.
Lucratividade chama atenção
O bom desempenho do setor, desperta ainda o interesse de quem busca investir no negócio próprio. A prospecção que nas entrelinhas promete gerar bons lucros às agências de viagens, chama a atenção. Entre as opções de investimento, as microfranquias saem na frente por ofertar um modelo de negócio já pronto, com necessidade de pouco investimento e know-how e suporte da marca.
A Encontre Sua Viagem, entra nesse grupo. Especialista na área, a marca possui uma rede com 470 franqueados espalhados pelo país, e propõe ao mercado dois tipos de negócios, Home Office e Loja. A primeira exige um investimento de R$7 mil e lucro líquido a partir de R$3 mil. O prazo de retorno é de 3 a 12 meses! Já a segunda, R$40 mil de investimento e lucro de R$15 mil. O período de recuperação do recurso investido é de 12 a 24 meses.
O investidor dessa marca atua no mercado realizando a venda passagens aéreas, hospedagem em hotéis, pacotes de viagens e locação de veículos – tanto por telefone, como pela venda online. E a partir dos modelos, pode investir em uma loja física ou realizar os trabalhos em casa – podendo ainda, ser adaptado ao sistema o coworking.