Lojas Viggo quer quadruplicar o número de lojas nos próximos três anos

Com 60 anos de histórico familiar no varejo, a rede de calçados e acessórios em couro para o público masculino, oriunda de Natal (RN), Lojas Viggo, fundada em 2005, coloca em prática seu plano de expansão nacional através do sistema de franchinsing, com pretensão de abrir pelo menos 20 unidades até 2020, quadriplicando o número de lojas atuais.

“Estamos buscando um crescimento em bases sólidas para todo o País. Para isso, buscamos candidatos à franquia em consonância à nossa cultura e posicionamento de marca”, afirma o diretor de marketing e expansão das Lojas Viggo, Diogo Oliveira.

O objetivo é totalizar, pelo menos, 26 franquias, até 2020 (incluindo as lojas próprias) e, para isso, a franqueadora conta com o apoio da consultoria especializada em varejo e franquias, ba}STOCKLER.

Responsável pela finalização da formatação da rede, a consultoria mapeou as cidades-alvo, definiu o perfil do candidato à franquia e criou os parâmetros do modelo de negócio para, agora, acelerar o projeto. “Queremos atrair potenciais empreendedores, com veia varejista, para levar os produtos Viggo, que são exclusivos, a diferentes regiões do Brasil, em especial, às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador”, detalha Guilherme Siriani, sócio-diretor da ba}STOCKLER.

Com peças inovadoras e exclusivas visando atender os mais variados estilos e gostos, seguindo as tendências mundiais da moda, a Viggo propõe-se a não só ofertar um modelo de negócio consolidado e testado, mas atuar com qualidade, estilo e atitude, dentro de um mercado ainda pouco explorado: calçados e acessórios masculinos, com soluções que agradam desde o público jovem até os clássicos.

Atualmente, a rede comercializa cerca de 50 mil pares/ano, a uma base cadastrada de 30 mil clientes, através das oito linhas de produtos: casual, sider, mocassins (carro-chefe), social, sandália, acessórios, sapatênis e botas “Nosso objetivo é estar em todos os locais em que nosso consumidor está, levando bom gosto, exclusividade, qualidade e, acima de tudo, um excelente atendimento ao consumidor e preços atraentes”, pontua o diretor de marketing e expansão da rede.

Além da capacidade financeira para o investimento inicial, a partir de R$ 400 mil – incluindo taxas de franquia e capital de giro-, os candidatos a franqueados devem ter visão de negócio, conhecimento em administração e/ou moda e boa vontade de empreender. “Atuamos num mercado em constante mudança, num nicho em que há muito espaço para crescer. E, para isso, trabalharemos duro, com planejamento e critério para acertarmos e ampliarmos a rede em base sólida”, dia Diogo Oliveira.

Diferencial: parcelamento do estoque inicial minimiza o impacto do investimento inicial

Como diferencial competitivo e para alavancar a buscar dos novos empreendedores, a Lojas Viggo adota um modelo de negócio de franquia que minimiza o impacto do investimento inicial para os novos franqueados: o estoque inicial pode ser parcelado em até três vezes (30, 60 e 90 dias). “Essa medida é uma maneira de diluir os investimentos iniciais e uma forma de mostrar nosso apoio ao novo empreendedor. Nesse modelo, o franqueado consegue amortizar esse valor de estoque com as próprias vendas dos primeiros meses. Consequentemente, isso minimiza também o valor do capital de giro, fazendo com que ele se capitalize de maneira mais rápida”, ressalta o sócio-diretor da ba}STOCKLER, Guilherme Siriani.

Além de acompanhar os candidatos à franquia em todas as etapas do processo de seleção, tal como checagem do budget de investimento e apoio à localização do ponto de venda, a Viggo oferecerá, também, todo o suporte necessário para o treinamento, marketing, comercial e gerenciamento de ações administrativas e de gestão, tudo para que cada nova unidade franqueada se consolide e cresça, de maneira estruturada.

Em paralelo, os franqueados da rede contarão com consultores de campo, baseado em uma metodologia de business intelligence, que permite uma melhor leitura e plano de ação para aprimorar suas operações. “Trabalharemos em sintonia para gerir a rede, ampliando conhecimento entre todos os franqueado”, pontua Diogo Oliveira.

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