A LIVO Eyewear, franqueadora nacional de armações de óculos com design 100% autoral, apresenta um novo modelo de loja. Mais ampla do que o quiosque – com 40 m² -, a unidade tem como principal diferencial o mix de óculos de grau, que será 30% maior, igualando a oferta de peças solares disponíveis no ponto de venda. Belo Horizonte foi a primeira cidade a receber uma unidade neste novo formato.
Neste ano, a LIVO inaugurará mais uma unidade nesta nova configuração em São Paulo e, em 2020, outras 10. Elas terão entre 30m² e 50m², com faturamento que deve ser, em média, 50% maior do que o registrado nos quiosques.
“O novo formato possibilita maior oferta de produtos do portfólio, principalmente no segmento de receituário, já que a área de exposição é maior. Com isso, esperamos aumentar as vendas de armações e lentes em 30%”, explica Caco Bartsch, CEO da LIVO.
Para o novo formato de loja, a marca busca perfis de franqueados que já operem franquias e que tenham expertise para se relacionar com o varejo de sua localidade. O valor de investimento inicial para adquirir uma loja do novo modelo é de R$ 300 mil, já considerando a taxa de franquia, estrutura, mobiliário, estoque e capital de giro (sem luvas). O contrato da é de cinco anos e o prazo de retorno é de 24 a 30 meses.
Além dos óculos de sol e receituário, tanto nas lojas físicas (novo modelo) e quiosques, a LIVO também comercializa lentes de grau, fabricadas por um laboratório terceirizado.
Já a fabricação dos óculos da LIVO é 95% nacional, no modelo direct to consumer, com poucos intermediários antes de chegar ao consumidor final. O formato proporciona maior controle sobre a cadeia e preços mais justos.
A produção da LIVO é dividida em duas fábricas, sendo concentrada principalmente em Montes Claros (MG) e Brasília. Todos os óculos são manuseados um a um, passando por mais de 40 etapas de fabricação.