Consolidada no Brasil como referência no conceito de bistrô contemporâneo com prato único, a rede L’Entrecôte de Paris – que tem conceito fine dining e faz parte do grupo SMZTO – anuncia seus planos de expansão internacional com foco nos mercados de Portugal e Espanha. O movimento, de acordo com Glaucia Fernandes, diretora executiva da rede, marca um novo passo no processo de expansão da marca pela Europa.
De acordo com Fernandes, o L’Entrecôte de Paris deve ampliar sua presença em Portugal com a abertura de mais 3 unidades até o final de 2027. Cidades como Braga estão nos planos de crescimento da rede, que fez sua estreia no país em 2024, com a abertura de duas franquias localizadas, respectivamente, em Cascais e Lisboa. No caso da Espanha, o L’Entrecôte de Paris planeja a abertura de outras 3 unidades dentro do período de 2 anos.
Fundado em 2009, o L’Entrecôte de Paris se destaca por inovar com um conceito baseado em um cardápio enxuto e especializado, visto que conta com um único prato principal: o clássico e suculento entrecôte servido ao ponto, acompanhado por batatas fritas crocantes e pelo molho secreto da rede, cuja receita é guardada a sete chaves, conta com 21 ingredientes e é feita durante um processo de mais de 36 horas de preparo. A proposta, inspirada nos bistrôs parisienses, conquistou o público brasileiro e se transformou em uma experiência gastronômica reconhecida por sua consistência, serviço ágil e ambiente acolhedor.
“O modelo de prato único nos permitiu escalar qualidade, padronização e operação enxuta. Agora, estamos prontos para ampliar essa experiência em novos mercados, começando por Portugal e Espanha, que compartilham laços culturais com o Brasil e têm uma cena gastronômica receptiva a novos conceitos”, afirma Glaucia Fernandes.
Expansão com foco estratégico
A prioridade do L’Entrecôte de Paris, segundo a executiva, é ampliar o número de restaurantes que compõem a rede com o modelo de negócios ‘Bistrô Petit’, cujo investimento e gestão são mais enxutos em comparação com outros modelos de negócios da marca, mantendo a qualidade de atendimento e experiência vivenciada pelos clientes.
Os restaurantes L’Entrecôte de Paris, que seguem o modelo de negócios ‘Bistrô Petit’ operam em espaços com tamanho médio de 100m², com capacidade para receber até 50 pessoas simultaneamente, em um ambiente moderno, intimista e acolhedor, que leva os presentes a uma imersão completa na experiência vivenciada nos mais tradicionais bistrôs parisienses.
O investimento para abertura de uma franquia L’Entrecôte de Paris é de, aproximadamente, R$ 950 mil. O retorno do investimento acontece no período compreendido entre 18 e 24 meses, com faturamento médio mensal de R$ 450 mil. São necessários 18 colaboradores para o desenvolvimento das atividades diárias das unidades.
“Estamos em fase avançada de estudo de mercado, definição de pontos comerciais e estruturação de equipe local. Nossa missão é replicar a essência da marca, respeitando as particularidades de cada região e mantendo o alto padrão de qualidade que é nossa marca registrada”, finaliza a diretora executiva do L’Entrecôte de Paris, Glaucia Fernandes.






