No mês em que se celebra o Dia do Meio Ambiente, o Lecadô anuncia a parceria com a startup “Um Bom App”, que pretende diminuir o desperdício e ainda viabilizar produtos de qualidade com desconto. A ideia é promover a economia sustentável por meio de uma “troca” que beneficie tanto o empresário quanto o consumidor final. A expectativa é de que em um ano, a parceria entre o Lecadô e a startup evitem o descarte de aproximadamente 40 toneladas de produtos e a emissão de 93.360 kg de co2. Números que trazem esperança para o Brasil, que é um dos 10 países que mais descartam alimentos do mundo.
“Os produtos do Lecadô são elaborados no dia, sem conservantes e devem ser consumidos em até 24 horas. Mesmo com um rígido controle de produção para evitar desperdício, sempre temos um percentual de descarte. A parceria com a startup vai contribuir muito para diminuirmos esse excedente de forma sustentável e minimizar os impactos ambientais”, explica Agata Lago, gerente de Marketing do Lecadô. A rede carioca de franquias especializada em doces e salgados foi uma das primeiras empresas a apoiar a Um Bom App no Rio de Janeiro.
A ideia da startup surgir em 2020 diante do cenário imposto pela pandemia que obrigou muitos estabelecimentos a criarem novos modelos de venda para se manterem no mercado. Na outra ponta, estavam milhões de brasileiros que passaram a enfrentar o desemprego e a fome. Aliado a isso, o combate ao desperdício de alimentos e o incentivo de um consumo sustentável, se tornaram palavras de ordem. Foi aí que surgiu a Um Bom App, empresa criada em Foz do Iguaçu, que resgata o excedente diário de alimentos produzidos pelos estabelecimentos, que seriam descartados, e os vende com até 80% de desconto. A meta é vender comida boa com um propósito sustentável.
“Nosso objetivo é fazer circular boas refeições e dar a elas um propósito! Acreditamos em uma nova maneira sustentável e consciente de consumo, ao disponibilizar bons alimentos que pelo fato de não terem sido vendidos, encontrariam como destino o descarte”, explica Pedro Siniscalchi Corte ceo & Co Fundador da Startup Um Bom App.
Funciona da seguinte forma: o comerciante reúne ou produtos que não foram vendidos e os disponibiliza ao cliente por um valor bem menor em uma “Sacola Mágica”. Assim, o comprador nunca sabe o que pode vir na sacola, mas sabe que vai consumir produtos frescos e gostosos daquela marca.
Atualmente a startup está presente em Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro e Niterói, mas seus idealizadores planejam expandir o negócio para mais cidades do país. Entre as empresas parceiras estão confeitarias, padarias e restaurantes. Objetivo é incluir, futuramente, mercados e centros de distribuição. Desde que foi criado, mais de 100 estabelecimentos comerciais já se cadastraram no aplicativo, que está disponível na Play Store e na App Store. Vale conferir.