O yakissoba já é muito popular no Brasil, onde costumeiramente é tratado como tipicamente japonês, quando na verdade é de origem chinesa. Um dos pratos mais tradicionais do Japão, porém, é o lámen, macarrão com caldo especial, guarnições e condimentos, que pode ser consumido em mais de 34 mil casas especializadas naquele país. Por aqui, especialmente em São Paulo, onde está a maior concentração da comunidade nipo-brasileira no país, começaram a surgir alguns estabelecimentos do setor há pouco mais de uma década, como o Aska, Lamem Kazu e Ramem Ya.
E é para propagar esse sabor do Japão que uma missão de franquias nipônicas desembarca em São Paulo para participar, entre os dias 15 e 18 de junho, da ABF Expo Franchising, no Expo Center Norte. No grupo estão as redes YS Foods e Tentakaku Inc., a fabricante de utensílios de mesa Wasara e as consultorias de negócios M’s Planning e Franchise Research & Strategy Institute, que chegam com a chancela da Japan Franchise Association (JFA) e o apoio da Japan External Trade Organization (JETRO), órgão do governo japonês presente em mais de 50 países que tem a finalidade de promover os investimentos e o comércio exterior em todo o mundo.
A YS Foods vem ao Brasil com otimismo para desenvolver um parceiro local, apostando na paixão do brasileiro pela culinária japonesa. A empresa, que surgiu na província de Fukuoka, oferece ramem tonkotsu com sabor genuíno para todos os povos, preparado com o molho especial da companhia, cuja receita é guardada a sete chaves, e o seu macarrão especial desenvolvido por uma combinação única entre vários tipos de trigo de todo o mundo. Como fomenta sua diretoria, a rede não poupa esforços para conquistar clientes pela boca.
Propagando o prato como uma das maiores referências da cultura e gastronomia do Japão, a Tentakaku, da província de Toyama, vive inovando em seus sabores, que são perfeitamente adaptáveis em mercados estrangeiros. Seu molho de peixe, com sabor inconfundível e envelhecido durante longos anos, também é um dos segredos do sucesso entre seus clientes. Tamanha repercussão é notabilizada ainda mais pelo seu diretor Menya Iroha, que já conquistou, em cinco ocasiões, o título de melhor macarrão no Tokyo Ramem Show, concurso que reúne as melhores casas e chefs especializados no prato.
Prospectando o mercado brasileiro – Além das casas de lámem, a missão japonesa traz para a ABF Expo Franchising as consultorias M’s Planning, de Osaka, e Franchise Research & Strategy Institute, de Tóquio. Elas querem apresentar a suas respectivas experiências na formatação e desenvolvimento de novos negócios, gestão financeira e investimentos de franqueadores estrangeiros no mercado japonês e vice-versa. As duas companhias vêm com o objetivo de desbravar o Brasil, país que surge como uma boa alternativa aos nipônicos, que já atuam fortemente em nações da Ásia e também nos Estados Unidos.
Também ligada à área de alimentação, a Wasara atua no desenvolvimento de utensílios de mesa, que complementam perfeitamente os pratos servidos e um ambiente confortável nos restaurantes e fast foods. Suas peças são produzidas com incomparável habilidade técnica e valores de estética do artesanato tradicional japonês, que proporcionam um clima de hospitalidade e cortesia das lojas com seus clientes.
Mercados em ascenção – O Japão é um dos maiores mercados de franquias do mundo com faturamento de aproximadamente US$ 240 bilhões e cerca de 260 mil lojas. “Hoje, boa parte dos franqueadores japoneses que investe em operações fora do país o faz na Ásia e Estados Unidos. Por isso, nosso trabalho é o de auxiliá-los a analisar as oportunidades no próspero mercado brasileiro, que a exemplo do japonês, só registra crescimento nos últimos anos”, destaca Atsushi Okubo, diretor-presidente da JETRO no Brasil, cujo escritório encontra-se em São Paulo.
Pelo quinto ano consecutivo, o número de franquias no Japão cresceu em 2014, como aponta a JFA, atingindo 1.321 marcas, 1,3% mais do que no ano anterior. Desse total, o número de unidades chegou a 259.124, com crescimento de 2,6%, especialmente nas áreas de lojas de conveniência, alimentação fora do lar e serviços. Comparado ao Brasil, os índices são pequenos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor fechou o ano de 2015 com 3.073 marcas, um incremento de 4,3% em relação a 2014. Juntas, elas somam 138.343 unidades, resultando em uma expansão de 10,1% e faturamento de R$ 139.593 bilhões.
Apoio às redes brasileiras no Japão – Às empresas interessadas em se estabelecer no Japão, a JETRO oferece uma estrutura de apoio com consultores especializados e instalações que as permitem ficarem incubadas gratuitamente durante o processo de abertura. Para Okubo, “o mercado japonês é muito grande e o fluxo de pessoas àquele país torna-o uma grande vitrine para as companhias brasileiras que querem fazer uma incursão em novos continentes, principalmente na Ásia.”
De acordo com a ABF, 134 redes brasileiras operam no exterior. No Japão estão apenas as escolas de idiomas Fisk, CCAA e Wizard, a Truss Cosmetics e a Fábrica Di Chocolate. Por outro lado, o Brasil conta com 159 operações estrangeiras. Do Japão, consta apenas o Kumon, do setor educacional, com mais de 1,5 mil unidades no país.
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