O Kumon, rede de franquias de educação, vem direcionando seus esforços para ampliar sua presença no sul do País, que é uma das mais desenvolvidas economicamente do Brasil. Dados do Governo do Estado do Rio Grande do Sul mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) da região, por exemplo, apresentou crescimento de 1,7% em 2023, na comparação com 2022, atingindo o valor de R$ 640,299 bilhões, o que representa 5,90% do PIB nacional.
Outro ponto importante é o perfil educacional da população sulista. Com índices de escolaridade elevados e uma cultura valorizadora da educação, há uma demanda crescente por serviços nesse setor, como os oferecidos pelo Kumon.
Com 58 unidades espalhadas pelo estado, sendo 14 delas na capital Porto Alegre, a empresa pretende ampliar sua presença com a meta de abrir mais 13 unidades, tanto em território gaúcho, quanto em Santa Catarina.
“O Rio Grande do Sul é um estado que já estávamos de olho há muito tempo, e os números do ano passado apontaram uma oportunidade para investirmos ainda mais. Mapeamos a região e nos deparamos com um potencial de alunos em áreas que ainda não possuímos unidades. Acreditamos que o desenvolvimento de mais alunos com o método poderá ajudar a enriquecer o capital intelectual do estado”, conta a Gerente de Expansão do Kumon, Camila Vargas.
A implementação de novas tecnologias que facilitam a vida do aluno também é uma das estratégias da empresa para atrair novos franqueados. Camila explica sobre a nova experiência de estudo da marca: “O Kumon Connect alia a tradição do método japonês, que desenvolve a autonomia do aluno, com a tecnologia do formato digital dos tablets, trazendo comodidade e acessibilidade. A novidade é um meio de cativar relações com possíveis franqueados”, relata.
Com o objetivo de fortalecer e expandir sua presença no Rio Grande do Sul, o Kumon participará da próxima FranchiseB2B, rodada de negócios que acontecerá no próximo dia 9 de abril, em Porto Alegre, capital do estado.
Com investimentos a partir de R$ 50 mil, o empreendedor pode ter acesso a um negócio estruturado e com know how da franqueadora compartilhado. O tempo médio para retorno do investimento está entre 18 e 24 meses. O futuro franqueado não precisa ter experiência com educação, mas é essencial identificar-se com a área, ter o desejo de trabalhar com o desenvolvimento de pessoas e identificação com a filosofia do método.
O Kumon está entre as 10 maiores microfranquias no ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF e há 13 anos recebe o Selo Cinco Estrelas de Melhores Franquias do Brasil. Está presente em mais de 60 países e conta com mais de 3,5 milhões de alunos pelo mundo e 175 mil no Brasil.