A rede de ensino profissionalizante, JUMPER! Profissões e Idiomas, que está no mercado há 17 anos, apresentou recentemente seu novo modelo de negócio. Com a disseminação do novo Coronavírus e as medidas de isolamento social em todo o país, a franquia decidiu investir no setor EAD, e lançou a JUMPER!Play, plataforma interativa que em seu catálogo oferece mais de 500 opções de cursos, em diversas áreas de atuação.
Ao todo, são mais de 17 mil horas de conteúdo disponível na plataforma, e para ter acesso, os alunos pagam uma assinatura mensal, e podem escolher qualquer um dos cursos disponíveis online. Tendo assim, uma formação completa, sem sair de casa.
A modalidade de ensino a distância vem crescendo há algum tempo. De acordo com o Censo de Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o número de vagas de cursos de graduação EAD superou o de cursos presenciais em 2018. Foram 7,1 milhões de vagas para cursos à distância, contra 6,4 milhões para cursos presenciais. Entre 2017 e 2018, o número de cursos à distância dobrou. Segundo o MEC, em 2018 foram ofertados 3.177 cursos de graduação EAD, número que representa uma alta de 50,7% em comparação com o registrado no ano anterior.
Os benefícios em se investir no modelo de franquia EAD, além do baixo valor de investimento, é poder continuar faturando mesmo durante o período de quarentena, sem se expor a situações de risco. O negócio pode ser operado com uma estrutura menor que a de uma escola tradicional, reduzindo o contato presencial com outras pessoas.
Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é de 15 mil reais. Além disso, os franqueados não precisam se preocupar com o pagamento mensal da taxa de royalties: esse valor já está incluso nas mensalidades dos cursos online. O faturamento médio mensal do modelo EAD é de 5 mil reais, com prazo de retorno de investimento previsto para três meses.