O cenário de instabilidade econômica do país tem sido um impulsionador na busca por cursos profissionalizantes, tanto por quem busca uma nova oportunidade de trabalho quanto por aqueles que querem se qualificar para garantir sua posição na empresa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados atingiu a marca de 11,8 milhões no trimestre encerrado em julho de 2016, o maior índice desde 2012. Dentro desse cenário, os jovens entre 14 e 24 anos têm sido os mais afetados pelo desemprego, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com um índice que chega a marca dos 26% no segundo trimestre deste ano.
Na avaliação da Sigbol Fashion – rede de franquia especializada em cursos profissionalizantes de confecção e moda – o setor de formação profissional tende a crescer cada vez mais, com a busca por especializações, reforçando o papel da educação para enfrentar o atual cenário do país. Segundo o diretor da empresa, Aluizio de Freitas, o setor de moda, por ser bastante promissor e amplo em seu campo de atuação, desperta cada vez mais o interesse dos jovens. “Esse público enxerga a moda como uma oportunidade de carreira. A valorização do estilo pessoal e a possibilidade de atuar em um mercado que permite a confecção de peças para se diferenciar da massa. Além disso, esses alunos enxergam a chance de ganhar dinheiro não apenas com a confecção de roupas, mas também com os pequenos reparos e customizações, que estão ganhando cada vez mais força em função do cenário de crise”, afirma o empresário.
No primeiro semestre de 2016, a rede já registra um crescimento de 27% no número de matrículas, em relação ao mesmo período de 2015, em seus cursos voltados para o segmento de confecção e moda, com destaque para o curso de corte e costura sob medida ou industrial.
Embora a franquia registre alunos das mais diversas idades matriculados em suas unidades, a faixa etária de maior destaque está entre os 26 e 45 anos, que representam 46% dos alunos, seguida pelos jovens de 19 a 25 anos, que somam 20% das matrículas. Para 2016, a Sigbol Fashion estima um crescimento de 35% no número de matrículas nos cursos oferecidos pela rede e espera ampliar seu faturamento em 20%.
Ao longo dos 47 anos de existência a empresa já formou mais de 100 mil alunos, sendo 70% deles pessoas interessadas na formação com foco em objetivos profissionais. Além disso, a companhia pretende inaugurar 10 novas unidades em todo o Brasil, com destaque para as regiões do interior de São Paulo. Atualmente a rede de franquias conta com 19 unidades que oferecem mais de 30 opções de formação no setor.
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